quarta-feira, 28 de março de 2018

Quando Deus se interpõe aos planos de um tirano

"Porventura os deuses das nações puderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assíria? Que é feito dos deuses de Hamate e de Arpade? Que é feito dos deuses de Sefarvaim, Hena e Iva? Porventura livraram a Samaria da minha mão? Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livrasse a Jerusalém da minha mão?" (2 Reis 18:33-35)

Desafio. Essa é a palavra que melhor se enquadra para descrever a ousada atitude de Senaqueribe contra o Deus de Israel. Cada palavra foi escolhida a dedo afim de provocar maior impacto ou dano ao moral dos que defendiam Jerusalem e do seu próprio rei.

O argumento era perfeito. Quem me pode resistir? Tenho um histórico aterrador, nada conseguiu sobreviver aos meus exércitos, a minha vontade. Tudo até então tinha saído conforme o programado, contudo, o petulante Senaqueribe não tinha ideia de que em Israel havia verdadeiramente um Deus, não divindades fruto da imaginação humana, mas alguém real, eterno, criador de todas as coisas e protetor do seu povo.

Deve ser loucura lutar contra um sistema com pouca força tendo por base apenas a fé. Israel tinha opção e a usou. 

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte". (2 Coríntios 12:9,10)

A disposição de Paulo é a mesma que tomou conta do coração do rei Ezequias. Quando faltam as forças, quando nos sentimos impotentes, quando nada mais dá certo é hora de descansar em Deus. O terror do inimigo foi neutralizado pelo clamor a Deus,  pela busca de servos fiéis que não se intimidavam com o teatro de horrores dos assírio. 

A palavra profetica foi vigorosa:

"E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram. Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; à espada o farei cair na sua terra". 2 Reis 19:6,7

Aqui temos a sentença divina antes mesmo que se movencem uma única palha para alterar a situação vigente. Um verdadeiro absurdo que só pelos olhos da fé é que alguém daria crédito a Isaías. Senaqueribe precisava entender que tratar com deuses imaginários não era o mesmo que tratar com Javé (2Reis 19.17-18). 

O resultado é diferente. A arrogância, a ira contra o Senhor e seu povo só agravará o tempero da sua propria destruição (2Reis 19.27-28). Toda sua bravata de nada serviria,  pois suas flechas malignas, seu veneno infernal não chegaria as portas da cidade (2Reis 19.32-34), o proprio Deus lutaria por seu povo. 

Nós versos 35-37 do mesmo capítulo temos a solução dada por Deus as pretensões assírias. 

"Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres. Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou e ficou em Nínive. E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; porém eles escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar". (2 Reis 19:35-37)

Este texto é repleto de lições para nossas vidas.

1. Não devemos dá ouvido a voz do inimigo, nem muita atenção as circunstâncias adversas. Afinal, temos um Deus que tudo vê e ouve. "Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir". ( Isaías 59.1)

2. Que suas petições sejam em tudo conhecidas por Deus.  "Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de Israel: O que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, ouvi". (2 Reis 19:20)

3. Deus não têm negócio com tirano, portas vozes de tiranos, mercenários e estranhos ao seu concerto. Deus tem compromisso com seu povo e luta por quem lhes é fiel.

4. Não importa a força do adversário, sua experiência, seus argumentos ou recursos.  Ao teu lado sempre estará o braço de Deus. Ele e somente Ele é quem dá a última palavra.

Deus seja com todos os irmãos próximo é da distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.