domingo, 13 de agosto de 2017

Estudo Bíblico - O caráter Cristão

Estudo Bíblico - EBD (Escola Bíblica Dominical)
O caráter Cristão
Tx Mt 5.1-12
Tx áureo 5.12

Objetivos:

•Compreender que Cristo espera de nós, crentes, palavras, gestos e comportamentos que sejam coerentes com a mensagem que ele trouxe ao mundo.
•Fazer: Cultivar as virtudes descritas nas bem-aventuranças.

Introdução

Jesus reúnem seus discípulos diante de uma multidão e instrui acerca do que vão enfrentar.  Seus ensinamentos possuem dois aspectos distintos:

•É fácil quanto à compreensão da linguagem.
•É complexo visto que, exige uma prática desafiadora.

O texto pode ser dividido em três pontos:

a.Capítulo 5 – O resumo da verdadeira religião.
b.Capítulo 6 – As regras que norteiam nossa caminhada.
c.Capítulo 7 – As advertências sobre os obstáculos encontrados.

Leitura Bíblica: Mt 5.1-12

E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Mateus 5:1-12

Bem-aventurança e caráter cristão – 5. 1-12

Conceito de bem-aventurado.

•Essa felicidade se torna real quando colocamos em prática os ensinos de Jesus Cristo.
•Segundo Nancy Gonçalves, as Bem-aventuranças é a constituição do Reino de Deus [página. 11].
•Para ser um cidadão do Reino temos que ter compreensão dos ensinos de Cristo [ortodoxia – Lei, ensino e letra] e prática [ortopraxia – vivencia do dia a dia].

Um cristão pode até ser carismático [fácil conversa], mas se não possui um caráter integro não é um verdadeiro servo de Deus. Quando ambas as características estão presentes em um servo de Deus, ai teremos um excelente testemunho.
Quando Jesus Cristo institui as bem-aventuranças ele define a condição do crente como cidadão do céu. O estudo de hoje contem 8 princípios básicos para o desenvolvimento do caráter cristão. São eles:

•4 princípios que se referem ao nosso relacionamento com Deus.
•4 princípios que se referem ao nosso relacionamento com o próximo.

Esses princípios andam juntos. Portanto, não existe meio termo. Somos desafiados a aceitar ou não esses desafios para nossa vida.

1.Nossa relação com Deus 5.3-6.

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; De que trata esse verso? Qual sua aplicação?

•Jesus não fala de pobreza material, mas de pessoas que sentem uma pobreza espiritual e que necessitam urgentemente das bênçãos do reino de Deus: Aquele que reconhece sua falência espiritual diante de Deus.

Essa condição é bem diferente da que está exposta no mundo moderno. Hoje o homem desprovido deste valor literalmente joga para a plateia, ou seja, tem uma espiritualidade exterior [dinheiro, holofotes, poder etc] e não interior como Cristo ressalva aqui.

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

•O choro é um dos sintomas de quebramento. Aqui literalmente diz respeito a arrependimento diante do pecado. Devido a isto é que Deus o ouve. Deus não escuta qualquer choro, mas especialmente aquele que parte de um coração arrependido dos seus erros.
•Leia o salmo 51. Qual a situação de Davi nesse salmo?

É importante visualizar que Davi se angustia pela sua condição de pecador, mas também se preocupa com suas consequências junto as pessoas que estão ao seu redor.

“Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Salmos 51:13 Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.” Salmos 51:18

Essa tomada de consciência tem dois vieses: o interior e o próximo. Tá claro essa preocupação. Não erra mais, e não permitir que outros errem também.

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Não é uma ideia de servidão, de escravo, de pessoa sem opinião, mas aquela que tem domínio de si mesmo, que não perde a cabeça por qualquer provocação.

A sociedade atual impera a força, o poder, a agressividade e as conquistas são incentivadas. A palavra mansidão pressupõe medo, covardia etc. Moisés

E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. Números 12:3
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29

Manso não é uma opção, mas necessidade no Reino de Deus. Você se considera manso?

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Fome e sede são caracteristicas da nossa condição humana. Contudo, Cristo não fala exatamente da questão fisica, mas da fome e sede de justiça.
•É necessário satisfazer a sede e fome de justiça num mundo em que a injustiça se impoe. “Os fins justificam os meios”, assim se expressava Maquiavel e essa máxima nunca esteve tão em uso como em nossos dias.
•A denuncia do mal é uma necessidade em nossos dias.

2.Nossa relação com o próximo – 5. 7-10

Uma vez preparado interiormente [Consciente da sua condição espiritual, do nosso pecado, de como devemos proceder e carentes da justiça de Deus e sndo justo] partimos para nos relacionar com o próximo.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

A ideia aqui é amar o proximo como você se ama. Tai, um grande desafio. Somos chamados por Deus a olhar um pouco além das nas redomas e procurar vê nos outros suas necessidades e ajudá-los.
•A igreja primitiva é um exemplo quando distribuiua materialmente com os irmãos. Contudo,

Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Efésios 4:28

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
Atos 20:35

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:41-47

Baseado na passagem de Atos se percebe que a misericórdia ai além da axistencia financeira. Era literalmente caminhar juntos. Ao longo dos anos o cristianismo perdeu muito disto. A individualidade cresceu, o amor as coisas materiais, deixamos de ouvir a necessidade do nosso irmão, o seu testemunho, nem mais os ouvimos em seus agradecimentos e pedidos de oração. Onde queremos chegar?

Segundo Nacy Gonçalves fica em evidencia em nossas vidas a pratica do rmão mais velho na parabola do filho pródigo quando agirmos egoisticamente [Lucas 15.11-32].

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Uma pessoa ficha limpa. A limpeza interna a externa. É tratar o ofensor com menor castigo que ele merece. Nesse sentido temos o exemplo de Cristo. A forma de vermos a Deus passa pela misericordia e coração integro. As riquezas, poder nada disso que são tão caras ao mundo não tem efeito numa real aproximação de Deus. Só um coração controlado pelo Espirito de Deus pode tal proeza.

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Como promover a paz se nosso coração não está em paz? Só podemos reproduzir esse fruto do Espirito se realmente gozamos de intimidade com Deus. Essa é uma tarefa de construção diária. Havendo paz interior teremos um pacificador. Exemplo de João em relação aos samaritanos [Lucas 9.54].

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

A perseguição aos servos de Deus ocorrerá naturalmente. Contudo, por falsas razões. Existem motivos reais de perseguição, contudo, não é o tipo de perseguição destacada aqui nesses versos. A recompensa dos servos de Deus está nos céus.

Conclusão:
1.Qual dos princípios da bem aventurança que lhes chamou mais atenção?
2.Esse é um mapa da vida saudável. Devemos nos avaliar constantemente pelo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.