quinta-feira, 30 de março de 2017

Múltiplo sentimento de gratidão

Gratidão
1.       Conceito:

a)       Qualidade de quem é grato.
b)      Sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer; agradecimento e reconhecimento.

2.       Tipos:

Quantos de nós já vivenciou esse sentimento? Hoje em especial os irmãos expressão sua gratidão a Deus pela passagem do seu aniversário, mas, esse sentimento é de uma dimensão imensurável, visto que, se aplicam as mais diferentes circunstancias comum a vida humana.

·         Esfera material ou física.
·         Esfera espiritual.
·         Esfera emocional.

3. Exemplos bíblicos.

Na palavra de Deus temos diversos exemplos de gratidão ao Senhor:

·         por cura física [Os dez leprosos – Lucas 17.12-19];
·         por cura espiritual [O homem de gadara - Marcos 5.1-20];
·         por cura emocional [Ana, mãe do profeta  - 1Samuel 1-2.11].

Todas elas tem suas especificidades e elementos comuns;
Todas elas tem a marca da ação de Deus;
Todas elas tem um histórico de vitória.

E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.                         Lucas 17:11-19

O que esse texto tem em comum com os demais?

Condições
Leproso
Ana
Endemoninhado
Antes
Lepra
Estéril
Possesso

Todos enfrentavam uma dificuldade que embora especifica a cada um, tinha o mesmo resultado: Causava dor, vergonha e sentimento de impotência. Não havia solução conhecida pela ciência da época, e trazia sobre seu portador o estigma do preconceito e rejeição. Essa realidade é comum também em nossos dias. Paciente de Aids e câncer ainda sofrem discriminação em algumas comunidades. O peso da limitação física tornava-se ainda maior quando as pessoas maldosamente ou por ignorância associava a doença ao pecado. Veja a prevalência deste pensamento na época de Cristo.
“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”.
João 9:1-3

No quadro abaixo estão expostas as situações de cada um dos personagens bíblicos e as prováveis razões da sua rejeição por parte da comunidade judaica da época.

Condição
Leproso
Ana
Endemoninhado







Estigma do preconceito e rejeição
Levítico 13. 45-46

Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo. Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.
Gênesis 1.28

E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Na teologia hebraica as bênçãos do Senhor eram expressas através dos bens materiais, fertilidade etc. Ser fértil para cumprir um propósito de Deus [sujeitar e dominar sobre a natureza. ]. A mulher estéril não cumpria seu papel social e religioso, portanto, era considerada uma pessoa amaldiçoada pela comunidade. Essa era a condição de Ana.
Marcos 5. 1-5

Quem conseguiria viver ao lado de uma pessoa com esse tipo de comportamento?


·         Vivia em sepulcros.
·         Ninguém podia subjugá-lo.
·         Não existia cadeias que o encarcerasse.
·         Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras

Só a misericórdia de um Deus cheio de graça e amoroso poderia resgatar tais vidas de um estado tão deplorável de existência. Os problemas eram visíveis, só restando um passo de fé para que a solução fosse possível.

Com exceção de um, houve uma busca desesperada por Deus onde esperavam a solução do problema.

Condição
Leproso
Ana
Endemoninhado







Busca
Clamor

E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
Oração

Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
1 Samuel 1:9-11
Silêncio

No caso do endemoninhado a própria fonte do mal ou problema se denuncia diante do Filho de Deus. 

E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
Marcos 5:2
E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
(Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
Marcos 5:6-8

A resposta de Deus teve em si um proposito: Vejam:

a)      Para o leproso de Samaria e para o homem de Gadara [Gadara era uma das Dez Cidades autônomas situadas a sudeste do Mar da Galiléia e que eram habitadas predominantemente por não judeus na época de Jesus. ] A possibilidade de testemunhar de Deus a sua casa. Ambos eram considerados estrangeiros em Israel.

“E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano”.
Lucas 17:15,16

“E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram. E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos. E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos. E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam”.
Marcos 5:15-20

b)      Para Ana Restabelecer o sacerdócio de Israel – 1Samuel 2. 27-36. Eli e seus filhos não mais atendias as expectativas de Deus. Samuel era o escolhido de Deus para conduzir Israel.

Portanto, o encontro destas pessoas com Deus não foi à toa. Na sua onisciência o Senhor operou milagres e como consequências houve profundas transformações em suas vidas e da comunidade [E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis* quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam. ]

Nota - *Decápolis era uma Federação de 10 cidades situada ao sudeste do mar da Galileia, das quais Gadara fazia parte. Essas Cidades foram fundada em 63 a.C. As multidões desta região participaram ativamente do ministério de Jesus [Mt 4.25]. Em Marcos 7.31, temos registrado o retorno de Cristo a região de Gadara.

Lições que apreendemos destes textos:
Primeiro – Fé – A certeza que estava diante de Deus e só Dele poderia vir a libertação. O desprendimento de Ana e do ex-leproso é visível. No caminho do templo um dos leprosos percebe que foi curado e retorna a Cristo. Os demais correram ao sacerdote, visto que, o que lhes interessavam era a cura física. Aquele que voltou foi duplamente abençoado, agora com a salvação [E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. Lucas 17:19].
Segundo - O reconhecimento – O antes e o depois - A força divina e tão somente Ela quebra o imobilismo, o estado de impotência e o quadro de estagnação em que estavam submetidos Ana, O homem de Samaria e o Gadareno. Agora uma vida de santidade e testemunho seria comum a todos eles.
Terceiro – Voluntariedade Em nenhum momento Deus intimou aqueles que seriam curados, libertos a retornarem para lhes agradecer o milagre - O forte desejo de voltar a fonte do benefício – O prazer de interagir, sentir, expressar aquele que é a razão da[s] mudança[s] ocorridas em sua vida a sua mais completa adoração.
·         Ana cantou ao Senhor [1Samuel 2.1-10], o ex-leproso se joga aos pês de Cristo e o ex endemoninhado suplica que o deixasse estar com ele [Marcos 5. 18].

Que possamos manter vivo em nós um profundo sentimento de gratidão a Deus por tudo que nos tem feito. Que essa gratidão seja visível na nossa maneira de viver para Deus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.