quarta-feira, 18 de março de 2015

Cultura Árabe

Na Arábia Saudita uma mulher de 32 anos foi condenada a levar 70 chicotadas por ter insultado um homem através do sistema de mensagens privadas WhatsApp.

Além deste castigo, atribuído pelo tribunal de Al Qatif, a mulher, cuja identidade não foi revelada, vai ter que pagar uma multa de cinco mil euros, uma vez que o insulto abalou a reputação do homem, segundo afirmou o queixoso.

A origem da discussão não é conhecida. A mulher afirma que não fez nada de errado, apesar de não negar os insultos. 

Esta não é a primeira vez que mensagens trocadas através desta aplicação dão problemas neste país, chegando até a dar origem a condenações. Semelhante a este caso surge o de duas mulheres, em 2010, que foram condenadas a 20 chicotadas e 10 anos de prisão por se insultarem uma à outra através do WhatsApp. Outro caso, por exemplo, é o de um juiz que já teve que autorizar o divórcio por a mulher ter dito que precisava de "ter paciência suficiente" para aturar o marido. 

Na Arábia Saudita existe uma lei que afirma que difamar ou prejudicar alguém através do uso de dispositivos tecnológicos é punível até a um ano de cadeia, bem como o condenado fica sujeito ao pagamento de uma multa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.