quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Aos 105 anos, homem que salvou 669 crianças do nazismo é homenageado

O inglês Nicholas Winton, de 105 anos, foi condecorado na República Tcheca com a mais alta honraria do país, a “Ordem do Leão Branco”. Em 1939, ele conseguiu oito trens para levar 669 crianças – a maioria delas judias – da Tchecoslováquia para a Inglaterra e depois para a Suécia, onde ficaram livres das ações dos nazistas. 

Em seu discurso, ele afirmou: "Quero agradecer a vocês por essa tremenda expressão de agradecimento por algo que aconteceu comigo há quase 100 anos. Fico muito contente que algumas das crianças ainda estejam aqui para me agradecer. Eu agradeço aos britânicos por dar uma casa para eles, por aceitá-los e, claro, a enorme ajuda dada por muitos tchecos que fizerem o que puderam para lutar contra os alemães e tentar tirar as crianças do país". 

A atitude de Winton ficou oculta por 50 anos – ele não contou a ninguém o que fez – até que sua mulher encontrou um livro de recordações e descobriu. "O mundo hoje está em uma situação mais perigosa do que jamais esteve, considerando que, agora, temos armas de destruição em massa que podem acabar com qualquer conflito, nada está seguro mais", finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.