terça-feira, 27 de maio de 2014

Um Deus que Cuida dos Seus Amados

Marcos 8. 1-9

Marcos numa rápida narrativa nos apresenta a segunda multiplicação de pães e peixe. Semelhante a primeira temos aqui várias lições.

Um Deus que se compadece dos que o buscam. 


A palavra afirma que Jesus se compadeceu da multidão que a três dias seguiam o mestre. Ele tinha conhecimento que nem todos estavam ali com a mesma motivação. 

  • Alguns estavam curiosos com seus milagres.
  • Outros nutriam esperanças políticas e ansiavam por um libertador de Israel da tirania romana. 
  • Outros poderiam está ali para ver no que daria esse novo fenomeno de massas judaico.
  • Alguns estavam com a motivação verdadeira. Esses entendiam ser ele o Cristo de Deus, o salvador da humanidade e basta. 
Não importa a motivação. Aquela multidão estava seguindo Jesus e era digna da sua compaixão. Note os irmãos que o texto deixa claro que a iniciativa foi de Cristo e não dos seus discípulos.

"Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm o que comer. E, se os deixar ir em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe. E os seus discípulos responderam-lhe: De onde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto?"  Marcos 8:2-4


Vejam irmãos que a condição destes homens de mulheres [só de homens haviam 4 mil almas sem contar com mulheres e crianças] era do total conhecimento de Cristo. Nosso Deus nos conhece profundamente.


  • Ele sabe das suas lutas e dores.
  • Ele sabe das suas necessidades.
  • Ele se interessa por você.
  • Ele socorre os seus em meios as circunstâncias ruins.

Note também que não houve por parte da multidão nenhuma reclamação ou pedido de ajuda diante da carência local.  Cristo se antecipa a tudo e a todos. Visão de futuro é o que podemos chamar. Quantos problemas poderiam ser resolvidos se tivéssemos esse time de Deus. A liderança de uma igreja, família, empresa etc tem que ter a sensibilidade de antecipar as dificuldades futuras e neutralizá-las a contento.

  • Se os deixar ir em jejum [...] desfalecerão no caminho.
  • Alguns deles moram longe - Será que cristo visualizara alguém conhecido de alguma região longínqua? Será que reparará pelo estado dos seus trajes ou mesmo pela maneira de se vestirem. Conhecimento. Isso Cristo tinha de sobra. Ele tinha se decidido não despachar aquela multidão de mãos vazia.

 Um Deus que alimenta seu povo


E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete.
E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles, e puseram-nos diante da multidão.
Tinham também alguns peixinhos; e, tendo dado graças, ordenou que também lhos pusessem diante.

Marcos 8:5-7
 "E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete. E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles, e puseram-nos diante da multidão. Tinham também alguns peixinhos; e, tendo dado graças, ordenou que também lhos pusessem diante." Marcos 8:5-7

 Quantos pães tendes?


Quantas vezes deixamos de fazer alguma coisa sob a alegação do pouco recurso. O que são sete pães e alguns peixinhos para uma multidão? A sua resposta para esse questionamento expõe o tamanho da tua fé.



  • Não é nada.
  • Não podemos fazer nada.
  • É loucura iniciar algo com tão pouco. 

Depois de constatado os recurso Cristo manda toda a multidão sentar. Eita que responsabilidade!


  • Isso é chama para si a responsabilidade da solução de um problema.
  • Isso é criar numa multidão de famintos [física ou espiritualmente] uma expectativa que deve a qualquer preso ser correspondida sob pena de haver uma grande destruição [vidas, recursos materiais etc].
  • Isso é ter AUTORIDADE. Aquela mesma que estava presente em seus discursos e que muita admiração causava aos seus ouvintes [Lucas 4.32].

Portanto, cuidado servo de Deus quando determinar uma palavra de autoridade. Ele deve está acompanhar do seu testemunho de vida, caso contrário só trará decepção e morte. 

 A palavra de oração vem na sequencia do verso. Todo empreendimento dos servos do Senhor tem que está consolidado no poder da oração [deu graças e rapatiu o pão en entregou aos seus discipulos para a distribuição].
  • Cristo ora e nós devemos orar.
  • Cristo demonstra intimidade com Deus e nós devemos cultivar essa mesma intimidade.
  • Cristo trás Deus Pai para dentro da sua ação [dar graças a Deus Pai] e nós também devemos fazer o mesmo. Muitos fracassos ocorre por negligencia nossa.

Cristo faz o milagre da multiplicação, mas são seus discípulos que distribuem o pão. Não são anjos, se bem que ele poderia ter assim procedido, mas preferiu humanos e não qualquer um, mas aqueles identificados com sua mensagem.


A igreja é responsável de levar o pão e os peixes do evangelho ao povo. Não podemos fugir desta responsabilidade. É também por esta razão que nossos irmãos da distância da Ásia, África estão sendo martirizado. Irmãos isso é muito sério.

Um Deus que protege seu povo


E comeram, e saciaram-se; e dos pedaços que sobejaram levantaram sete cestos. E os que comeram eram quase quatro mil; e despediu-os. E, entrando logo no barco, com os seus discípulos, foi para as partes de Dalmanuta. Marcos 8:8-10

E todos comeram e se saciaram; e levantaram, do que sobejou, sete cestos cheios de pedaços.Ora, os que tinham comido eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças. E, tendo despedido a multidão, entrou no barco, e dirigiu-se ao território de Magadã. Mateus 15:37-39
  • Sete cestos [número da totalidade - Deus descansou no sétimo dia depois de concluída a criação] .
  • Quatro mil homens, sem contar com mulheres e crianças.

 Todos estavam cheios [física e espiritualmente], satisfeitos e agora em segurança poderia ser despedido por Jesus para retornar a suas casas. A multidão alimentada, igual aos discípulos de Cristo também era uma fonte poderosa de testemunho do que deus fizera em suas vidas.

Por fim:
  • Temos um Deus que se compadece dos que o buscam. 
  • Temos um Deus que alimenta seu povo.
  • Temos um Deus que Protege os seus das circunstâncias ruins.

Meu irmão de perto ou da distância saiba de uma coisa: Vale a pena confiar  no Deus Todo poderoso.
Que o Senhor continue abençoando a tua vida e tua casa, bem como, a todos os amados irmãos da distancia que por amor a Cristo estão sendo martirizado em terras asiática e africana ou em qualquer lugar deste planeta. Ao Senhor toda honra e glória hoje e para todo sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.