domingo, 18 de maio de 2014

Cientistas recebem sinais de rádio vindos de fora da nossa galáxia

A princípio, pensava-se que seria um erro nos instrumentos. O astrônomo americano Duncan Lorimer foi o primeiro a detectar a presença de uma transmissão rádio que durou apenas cinco micro-segundos. Tão pequena que a descoberta – feita em 2007 a partir das informações recolhidas por um radio telescópio instalado na Austrália – só foi confirmada em 2009, depois de rigorosas análises terem permitido distinguir que não se tratava de um erro de medição dos aparelhos. 

No últimos anos, voltram a ser detetados sinais de rádio semelhantes, designados pela sigla FRB – Fast Radio Burst, que comprovaram que a sua origem como estando fora na Via Láctea, a galáxia onde se insere o Sistema Solar.

No entanto, ainda não foi possível perceber qual a origem destas emissões. Há várias teorias  – estrelas em combustão, fusão de estrelas anãs, colisão de estrelas de neutrões ou a formação de blitzars  - que podem explicar a emissão de sinais rádio desta natureza, mas há quem avance uma possibilidade mais ousada.

‘Esta descoberta extraordinária pode indicar a ocorrência de um fenómeno desconhecido e pouco habitual ou pode querer dizer que existe uma vasta rede de comunicações alienígena e que o Universo está cheio de formas inteligentes de vida”, explica ao 'Daily Mail' Nigel Watson, autor do livro 'Manual de Investigação de OVNIS'.

Seja qual for o caso, apesar de se terem repetido as detecções das emissões FRB, os astrônomos parecem estar ainda longe de perceber qual a explicação para este fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.