domingo, 16 de março de 2014

Cinco mulheres influentes com mortes trágicas - 03

3) Ana Bolena 

Ana Bolena foi decapitada na manhã de 19 de Maio de 1536, na Torre de Londres, depois de ser acusada pelo marido, o rei Henrique VIII, de adultério e de incesto com o seu irmão lord Rochford. Foi a primeira execução pública de uma rainha de Inglaterra. 
Ana Bolena

Os momentos que antecederam a sua morte foram tão emblemáticos e polémicos quanto a sua vida. Conta-se, por exemplo, que a rainha fez uma última exigência: recusou-se a ser morta por um carrasco inglês (que usava um machado para o acto) e pediu ao marido que trouxesse um francês para executar a sua sentença. 

Tinha uma justificação forte: como rainha de Inglaterra, que tinha sido até então, considerava não deveria curvar a sua cabeça para ninguém e em nenhuma situação, nem mesmo naquela. Na França, as execuções eram feitas como queria, com uma espada em vez de um machado e com o acusado de cabeça erguida. 

Ana Bolena, filha de sir Thomas Boleyn e de lady Elizabeth Howard, começou por ser dama de honor da rainha Cláudia de Valois, em França. Depois, quando regressou a Inglaterra, por indicação do pai, ficou ao serviço de Catarina de Aragão, a primeira mulher de Henrique VIII. 

Os atributos físicos daquela que seria a futura rainha de Inglaterra começaram a despertar a atenção da corte. O rei Henrique VIII também não ficou indiferente e depressa quis torná-la sua amante. Mas Ana Bolena não cedia: afirmava que só ficaria com quem casasse com ela. 

Foi desta forma que acabou por conquistar tudo o que queria: Henrique VIII e o trono de Inglaterra. Completamente rendido à jovem inglesa, o rei pediu a Roma a anulação do seu casamento com Catarina de Aragão – um conflituoso processo que demorou vários anos e abalou a hierarquia da Igreja – e acabou por casar com ela em segredo antes de conseguir a autorização. 

Tudo poderia ter corrido bem se Ana Bolena tivesse conseguido dar um filho varão a Henrique VIII. Mas isso não aconteceu. Em 1536, a rainha deu à luz um nado-morto e esse acontecimento acabou por precipitar o seu fatídico fim: corriam rumores de que tinha tido relações com o seu irmão para gerar um herdeiro ao trono e, além disso, o rei já se tinha apaixonado por outra mulher. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.