domingo, 16 de março de 2014

Cinco coisas que vão dar sentido à sua vida - 04

4) Mata Hari

Uma dançarina profissional que foi condenada à morte por espionagem durante a Primeira Guerra Mundial. Poderia ser assim resumida a vida de Margarette Geertruide Zelle, mais conhecida por Mata Hari. 
Mata Hari

Esta holandesa, que nasceu na cidade de Leeuwarden a 7 de Agosto de 1876, era filha de um chapeleiro pobre. Casou cedo, aos 19 anos, com um oficial da marinha holandesa, e viveu algum tempo na Indonésia, com o marido que ali estava a fazer uma comissão de serviço. Quando regressaram à Europa, separaram-se. 

Só depois disso é que Mata Hari começou a dançar. Partiu para Paris, tornou-se bailarina profissional e adoptou o nome malaio (língua de onde deriva o idioma oficial da Indonésia) que a eternizaria. Mata Hari significa “olho do dia”. 

Ao longo da sua vida, e devido à sua profissão, teve vários amantes. Muitos eram altas patentes militares. Foram estes contactos privilegiados que a levaram à espionagem: primeiro, a dançarina holandesa foi assediada pelos serviços de inteligência alemães; depois, foi descoberta pelos franceses e trocou de lado. 

Contudo, a carreira como espiã não lhe correu tão bem quanto a de bailarina. Denunciada pelos britânicos, Mata Hari foi acusada de agir como uma agente dupla trabalhando simultaneamente para a Alemanha e França.

Foi então presa, julgada num tribunal de guerra francês e condenada à morte por fuzilamento. A sua execução aconteceu a 15 de Outubro de 1917 em Vincennes, nos arredores de Paris. A bailarina estava toda vestida de preto, de botas altas e um chapéu de abas largas e ter-se-á despedido dos carrascos com o mesmo jeito com que se despedia das suas plateias.

Fonte: Sábado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.