quarta-feira, 19 de março de 2014

A contribuição dos judeus para a expansão do cristianismo

Veja abaixo as diversas contribuições judaicas para a consolidação do cristianismo.

a. Os judeus não procuravam a Deus pelo intelecto como os gregos, eles pressupunham sua existência e lhe prestavam o culto que sentiam lhe dever.

b. Monoteísmo - Diferenciava de toda prática pagã existente na época. Esse monoteísmo espiritual foi espalhado por todo mar Mediterrâneo três séculos antes de Cristo, de maneira que os povos do mediterrâneo não estranharam a pregação monoteísta cristã.

c. A esperança messiânica - O Messias judaico era totalmente diferente dos imperadores romanos. Era homem de justiça. A popularização da vinda de um messias foi tarefa primeiramente dos judeus. Quando Cristo chegou já encontrou já encontrou toda essa base cultural já estabelecida. O ensino sobre a vinda do Messias estava tão consolidada que muitos dos seus discípulos após a sua morte e ressurreição ainda esperavam a sua concretização do reino messiânico [Atos 1.6].

d. Sistema Ético - Para o judeu o pecado não era algo externo ao corpo, contratual, como pensava os gregos e romanos, mas sim uma transgressão que se manifestava num coração impuro e em seguida em atos pecaminosos, externos e visíveis.

e. O Antigo Testamento - Cristo e os apóstolos beberam desta fonte. Para nós cristãos o Antigo Testamento aponta para a vinda do Messias narrado no Novo Testamento. Os gentios tiveram contato com essa mensagem [prosélitos do judaísmo] e passaram do judaísmo para o cristianismo devido ao Novo Testamento. O cristianismo é a única religião que não necessitou do seu criador para terem um livro sagrado. Os livros do Antigo e Novo Testamento , produzidos sobre inspiração do Espírito Santo de Deus, seriam a literatura da igreja.

f. Filosofia da História - Para judeus e mais tarde os cristãos a história está no controle de Deus. Ela, portanto, nem é cíclica ou linear, mas cataclísmica.

g. Sinagoga - Criada durante o cativeiro da Babilônia e serviu inicialmente aos cristãs em suas viagens missionárias. O apóstolo Paulo tinha o costume de abrir seus trabalho primeiramente nas sinagogas judaicas. Quando não mais aceito partia para os gentios. Segundo Earle E. Cairns ela  foi a casa de pregação do cristianismo nascente.

Como vemos, Cristo veio na plenitude dos tempos. Todas as coisas estavam preparadas para receber a mensagem de vida e salvação entre os homens.

"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos". Gálatas 4. 4-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.