sábado, 8 de fevereiro de 2014

Não caia no papo do inimigo

Ofertas do Faraó a Moisés em dias próximos a libertação de Israel pelo Senhor dos Exércitos.

  1. "Ide, oferecei sacrifícios a Deus nesta terra" - Ex 8.25

Nesse caso o Senhor é colocado na condição dos demais deuses egípcios. Moisés não aceita a proposta, afinal, como sacrificar ao Senhor em terras estranhas e animais que para os egípcios era abominação [ovelha e cabritos]. Certamente os egípcios iriam interferir devido suas convicções culturais.

    2. "Eu vos deixarei ir para que ofereçais sacrifícios ao vosso Deus, mas não ireis muito longe" - Ex 8.28.

Aqui a proposta era ficar as vistas dos egípcios o que para Moisés não era interessante para não mistura a idolatria daquela gente com o verdadeiro culto a Jeová.

    3. "Ide vós os homens e servi ao Senhor, pois foi isso que pedistes" - Ex 10.11

Moisés não havia pedido nada disso. Todos tinham que ir. Mulheres, crianças e bens. Nada ficaria para trás.

   4. Ide, servi ao Senhor, levai os vossos meninos, mas fiquem os vossos rebanhos e o vosso gado" - Ex 10.24

Moisés não aceita, visto que a adoração a Deus incluía também os bens a serem sacrificados ao Senhor. Em Mateus 6.21, Cristo afirma: "Porque onde estiver o teu tesouro, ai estará também o teu coração".

Todas as propostas do faraó era para impedir a saída de Israel do seu domínio. Argumentos poderosíssimos e melindrosos. Só um homem com a experiencia de  Moisés [80 anos de formação - 40 no palácio e 40 no deserto] e submisso ao Senhor poderia resistir a essas investidas satânicas. 

Moisés é o tipo do líder que não faz aliança com o inimigo. Ele não trai seu povo por um punhado de ouro ou visibilidade pública, Moisés era um autêntico servo de Deus e agia conforme suas determinações, mesmo que custassem um alto preço junto aos seus liderados e aos servos do faraó.

Qual tem sido tua posição nessa batalha espiritual? Está buscando a vontade de Deus em sua vida ou agradar a homens? O fim é previsto. Moisés foi para além do mar Vermelho, mas o faraó [simbolismo de satã] ficou com seus exércitos nas águas agitadas do grande mar.

Fiquem na paz de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.