sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A obra do Espírito Santo no Antigo e no Novo Testamento

A presença do Espírito Santo de Deus é comum ao Antigo e Novo Testamento. Ele está presente na criação (Gn 1. 2,26), bem como na unção de Reis e profetas (1Reis 19. 15-16) e na capacitação dos homens de Deus para exercerem uma tarefa especial (Juízes 3.10; Êxodo 31.1-6).

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." Gn 1. 2,26.
"Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra." Sl 104. 30.
"E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar." 1Reis 19.15-16.
"DEPOIS falou o Senhor a Moisés, dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre, E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado." Juízes 3.10; Êxodo 31. 1-6
Apesar de desenvolver uma variedade de obras no Antigo Testamento sua presença é melhor visualizada no Novo Testamento. Sua atuação sobre indivíduos na vigência da Velha Aliança passou a ser derramado sobre a multidão dos que creem e buscam com sinceridade viver segundo a vontade do Senhor. Nesse sentido foi desejado por Moisés (Números 11. 29), anunciado por Jeremias (Jeremias 31.31-33) e profetizado por Joel (Joel 2. 28-30)

"Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele!" (Números 11.29)
"Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." Jeremias 31. 31-33
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça." Joel 2. 28-30
Sua atuação no Novo Testamento primeiro repousou sobre Jesus Cristo, quer seja na sua concepção (Lucas 1. 35) como no seu batismo e inicio do seu ministério (Lucas 3. 21-22; Mateus 3. 13-17; Marcos 1. 9-11; João 1. 32-34). Em Cristo repousou permanentemente a plenitude do Espírito Santo.

Após a ascensão de Cristo foi derramado sobre os servos de Deus em Pentecoste (Atos 2), dando inicio a seu ministério dentro da Nova Aliança (Jeremias 31.31-33). 

Hoje trabalha com a igreja do Senhor distribuindo dons (1Co 12. 8-10; Ef 4.11; Rm 12. 6-8; 1Pe 4.11 e 1Co 7.7) para o aperfeiçoamento dos santos e crescimento do reino celestial, bem como, convencendo o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16. 8). 

Foi e é obra do Espírito Santo a responsabilidade de fazer lembrar e ensinar as verdades do evangelho aos homens, de preparar os servos de Deus para os desafios dos nossos dias vivificando a mensagem de salvação e alcançando aqueles que arrependidos pelos seus pecados voltam-se para Jesus Cristo Senhor e Salvador de suas vidas.

Trabalho apresentado no Seminário Teológico Potiguar para aferição de nota na disciplina Teologia Sistemática ministrada pelo Pr. Eliabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.