sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Aquecimento global: temperaturas no Brasil devem aumentar 3 graus até 2100

E esse é o melhor dos cenários apresentados por um grupo de cientistas brasileiros.

Por Maria Luciana Rincon Y Tamanini em 15/08/2013

De acordo com um artigo publicado pela FAPESP, um grupo de 345 cientistas brasileiros preparou um relatório no qual afirmam que as temperaturas no Brasil devem aumentar pelo menos 3 graus até 2100. O pior dos cenários prevê que a elevação pode chegar a 6 graus. Pode parecer pouco, mas não é não!

A equipe responsável pela compilação do documento conta com especialistas de diversas áreas e segue o mesmo modelo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas — o IPCC — das Nações Unidas. O time se dividiu em três grupos, um responsável por identificar a ocorrência de mudanças climáticas no país, outro por avaliar os prováveis impactos no meio ambiente e na economia, e um terceiro para propor formas de reduzir as emissões.

Fonte da imagem: Reprodução/FAPESP

Os pesquisadores brasileiros levaram em consideração situações de maior e menor emissão de gases de efeito estufa, e revelaram detalhes de como o regime de chuvas em diferentes partes do país pode ser afetado. Com base nessas informações, a estimativa é de que a Caatinga e a Amazônia enfrentem situações de seca, com uma diminuição das chuvas em até 40%.

Por outro lado, nas regiões sul e sudeste, especificamente na Mata Atlântica e nos Pampas, deve ocorrer o contrário, ou seja, um aumento nas chuvas em até 30%. Como você sabe, esse tipo de relatório — alertando sobre o aquecimento global e suas consequências — não é nenhuma novidade. No entanto, o trabalho dos brasileiros revela detalhes sobre os impactos que o aumento das temperaturas pode ter sobre o nosso país especificamente.

Para conferir o artigo completo — e recheado de informações importantes — visite o site da FAPESP através deste Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.