segunda-feira, 15 de julho de 2013

Universidade de Tel Aviv digitaliza manuscritos que retratam mil anos de história judaica

Fonte: Jornal Alef

Imagens com cerca de 200 mil fragmentos de um manuscrito histórico judaico, guardados em 67 locais diferentes em todo o mundo, estão sendo digitalizados por uma rede de computadores da Universidade de Tel Aviv. 

Esse trabalho permitirá finalmente que estudiosos, ou qualquer pessoa com acesso à internet, possam analisar páginas completas de documentos recuperados dos lendários "Manuscritos da Guenizá", encontrados em 1890 no Cairo, capital do Egito. 

Trata-se de escritos judaicos que cobrem um período de quase mil anos (de 870 ao século XIX) e que estavam na Sinagoga Ben Ezra (Sinagoga Guenizá), na região antiga do Cairo. Esse material abrange a maior e mais diversa coleção de manuscritos medievais do mundo. 

Os textos estão escritos em vários idiomas, especialmente hebraico, árabe e aramaico. Além de textos religiosos judaicos, os "Manuscritos de Guenizá" trazem cartas, poemas e receitas que fornecem um painel da vida econômica e cultural das regiões do Norte da África e do Mediterrâneo oriental, especialmente entre os séculos X e XIII. A maior parte desse tesouro estava espalhada entre bibliotecas e colecionadores privados em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.