domingo, 14 de julho de 2013

Convenção Batista Norte Riograndense - Relatório Missionário

Pr. Luiz Carlos de França
COMIS - COORDENADORIA DE MISSÕES

HOUSTON – SAN LEON (TEXAS)

Em outubro de 2012, eu e mais alguns jovens estávamos trabalhando na evangelização de parte do Planalto onde a Primeira Igreja Batista de Natal tem uma congregação. Conosco estavam três pastores, e um professor de escola bíblica de igrejas batistas da Associação em Galveston – Houston, Texas. Foi cansativo, mas abençoador. Mais de 40 estudos bíblicos marcados e um pouco mais de 40 conversões. 

Em quatro dias juntos nascia uma comunhão entre nós brasileiros e aqueles irmãos americanos. A partir daí, esses pastores americanos e eu planejávamos a possibilidade da ida de todos aos EUA com alguns objetivos. Os meninos (como os chamo) foram convocados e disseram sim. O que íamos fazer? Onde ficar? Quem pagava o quê? Dúvidas pairavam na minha mente. Durante toda a negociação desses detalhes tive a ajuda de basicamente todos no quesito traduzir o que escrevia para meus amigos da associação. Fechamos todos os detalhes e viajamos no mês de Junho de 2013. Duas jovens foram já no dia 22, enquanto o resto do grupo (eu e mais quatro) no dia 24. Estava sendo iniciado um sonho coletivo.

Todos juntos na casa que nos recepcionava a partir do dia 25. Batia em meu coração uma ansiedade de como tudo aconteceria. Foram dias corridos. Treinamento. Treinamento. Treinamento.


Chegávamos exaustos todos os dias. Além do cansaço mental, era uma luta contra o calor, e o entardecer. Tudo muito diferente do nosso Brasil. Eu, pessoalmente, tinha que ficar atento a todos os detalhes. Além dos dois treinamentos que rolavam em conjunto, tínhamos visitas às igrejas, centro de recuperação, pessoas, etc. Saímos do nosso dia a dia para uma rotina jamais vivida. Essa rotina me mostrou que podemos viver sem algumas coisas da velocidade da sociedade que adentrou na igreja. 

Como imaginar jovens e um pastor sem internet? E a TV? Pois é, fiz uma descoberta: Faz falta, mas é possível. Eu costumava dizer que estávamos vivendo um BIG BROTHER. As atividades tinham e deviam ser divididas. Horários que precisavam ser cumpridos. Ufa, canso só de pensar! Dormíamos pouco tempo, por mais que estivéssemos bem instalados. Mas Deus tinha algo grande para todos.

Chegava dia 08 de julho e caiu a ficha: É hora de voltar pra casa. Uma confirmação do dever cumprido, mas uma saudade deixada em San Leon. A amizade com aqueles irmãos cresceu ainda mais. Novas pessoas que solicitavam: "Não se esqueçam da gente". Garanti-lhes: "Impossível". Não sai da minha mente cada rosto, do mais novo ao mais experiente. Como esquecê-los se fomos tão bem recebidos e amados?
Foram dias e momentos de profunda alegria e ação do Espírito Santo de Deus. Agradeço cada família que me confiou à responsabilidade de cuidar dos seus filhos, e a Deus por me proporcionar um momento tão abençoador a minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.