sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Professores são proibidos de mencionar o nome de Jesus Cristo às crianças na Suécia durante Natal


O governo da Suécia divulgou recentemente uma resolução aos professores do país proibindo a menção ao nome de Jesus Cristo. O comunicado é referente às visitas a igrejas durante a época das festividades de fim de ano, sobretudo o Natal.

Ensinar as crianças sobre o Advento, tempo litúrgico que antecedem o Natal, observado pelas Igrejas católica e ortodoxa, bem como muitas denominações protestantes, é parte do currículo nacional, mas as lições sobre ele, mesmo aqueles que incluem serviços de igreja reais, não pode incluir qualquer oração, bênçãos ou declarações de fé.

De acordo com o comunicado, os professores podem levar os alunos durante a época de Natal nas igrejas, mas Jesus não pode ser mencionado. A resolução causou polêmica entre cristãos, como o blog português “perspectivas”, que declarou que isso seria o mesmo que “crianças portuguesas visitassem as caves do vinho do Porto, em Gaia, e os professores fossem proibidos pelo governo de falar em uvas”.

O governo informou ainda que “a oração, bênçãos ou declarações de fé” são proibidos, segundo informações do The Chiristian Institute, que mencionou também que em 2011 mais de três milhões de calendários escolares distribuídos pela União Europeia não traziam nenhuma referência ao feriado cristão, apesar de trazer referências a muçulmanos, hindus, sikhs e festividades chinesas;

Por Dan Martins, para o Gospel+

Igreja Católica na Itália vende perdão de pecados por 16 dólares por causa do “fim do mundo”, afirma site


O dia 21 de dezembro de 2012 ficou sendo conhecido no mundo todo como a data do fim do mundo no calendário maia. As especulações e superstições em torno da data têm feito surgir vários fatos curiosos, e o último deles é a suposta venda de indulgências pela Igreja Católica através da internet.

Segundo o portal Russia Today, a Igreja Católica de Assis na Itália estaria vendendo o perdão de pecados através de um site russo pelo valor de 500 Rúbios, o equivalente a US$ 16.

-Segundo as previsões, o mundo está chegando ao fim. Mas não fique aflito. O perdão dos pecados foi organizado pela Igreja Católica de Assis, na região de Umbria da Itália, na província de Perugia, na encosta sul do Monte Subasio, elevando-se muito acima do afluente pitoresca do rio Tibre: Chiascio – diz o anúncio, segundo o site russo.

- O que representa as absolvições? Este é o primeiro passo no caminho para Deus. O adquirente da indulgencia começa a fazer o bem, porque o dinheiro da venda ao longo dos séculos será doado a instituições de caridade – diz o anúncio.

A noticia está sendo divulgada em meios de comunicações e rede sociais pelo mundo inteiro, mas não houve nenhum pronunciamento oficial da Igreja ou do Vaticano sobre o fato.

Por Dan Martins, para o Gospel+

Novo vídeo - Projeto Vila Naval do Alecrim

Nossa atleta ouro da paraolimpíadas - 2012 [São Paulo] e Douglas ensaiam sua apresentação sobre alimentação saudável para a amostra Científica - 2012, da Escola E. Alm. Newton Braga de Farias. Thalita desde criança é cega devido a problemas de saúde. Essa menina é um exemplo de compromisso de estudo para todos os seus colegas e um motivo de orgulho para seus professores. Oro ao Senhor que possa continuar abençoando essa vida.

Thalita e douglas
 Veja seu ensaio na página: PROJETO VILA NAVAL DO ALECRIM: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E IDENTIDADE HISTÓRICA.

Fiquem na doce paz do Senhor.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Novas postagens sobre o Projeto Vila Naval do Alecrim

Veja uma nova postagem sobre o projeto Vila Naval do Alecrim na página: PROJETO VILA NAVAL DO ALECRIM: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E IDENTIDADE HISTÓRICA. Deixe seu comentário. Fiquem na paz de Deus.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Projeto Vila Naval - Temas.

Como prometido estou repassando os temas do 6º ano 1 e 3. Com a aplicação do Censo apareceu como práticas religiosas dos moradores da Vila Naval do Alecrim os seguintes seguimentos:

Turma: 6º ano 3

1. Catolicismo - Trabalho que ficará na responsabilidade do grupo de Beatriz.
2. Evangélico: 
  • Batistas - Grupo de Marcos.
  • Assembléia - Grupo de Luan.
  • Presbiteriana - Grupo de Maxwell
3. Espírita - Grupo de Maria Clara.
4. Alimentação saudável - Grupo de Douglas - Esse tema não  foi explorado no 6º 1 e será abordado pelo 6º 3.

Turma: 6º Ano 1

Os temas desta turma estão relacionados a prática dos esportes e enfermidades identificadas nos moradores da Vila Naval do Alecrim.São eles:

1. Musculação - Grupo de Yathila.
2. Caminhada - Nayara.
3. Corrida - Pedro Isaac.
4. Futebol - Sanderson.
5. Natação - Gabriel

Enfermidades:

6. Doenças cardiovasculares - letícia Edna.
7. Diabetes - Elbert Natan.
8. Fibromialgia - ? 

Mesa redonda - Cuidados com os Animais - Zoonoses

Palestra do Zoonoses no Newton Braga

Recebemos em nossa escola o senhor Diógenes,  médico veterinário e chefe dos Centro de Controle de Zoonoses de Natal, RN. 

Diógenes falou para uma representação de alunos da nossa escola sobre os cuidados que devemos ter com os animais domésticos e silvestre, bem como conclamou a comunidade da Vila Naval e vizinhanças a participarem da campanha de vacinação de cães e gatos que ocorrerá neste sábado 01 de dezembro, nas dependências da nossa escola.
Os alunos da professora Wanda se mostraram bastante interessados nos informes e se comprometeram a cuidar melhor dos seus animais caseiros.

De forma simples, mas contundente o médico veterinário foi repassando os cuidados básicos no trato com os animais a fim de evitar transmissão de doenças até comuns em comunidades desinformadas acerca dos perigos que este contato pode trazer as pessoas. Vejam parte do seu depoimento.



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Entenda o conflito entre Israel e Palestinos e sua importância para os cristãos do ponto de vista teológico


A atual crise na Faixa de Gaza, entre o grupo Hamas e o governo de Israel está sob uma trégua, acertada em acordo feito por ambas as partes na noite de quarta-feira, 21/11. O acordo, mediado pelo governo dos Estados Unidos, encerrou uma sequência de oito dias de ataques de ambos os lados.

O recente conflito se iniciou após uma ação do exército israelense próximo aos territórios palestinos na região, e despertou especulações por parte de lideranças evangélicas e teólogos a respeito de um significado maior em termos de profecias bíblicas.

A Redação do Gospel+ entrou em contato com o teólogo Alexandre Milhoranza para expor as nuances teológicas do conflito e esclarecer pontos importantes para a compreensão do assunto.

Segundo Milhoranza, “o conflito árabe-israelense reacende a antiga visão de Israel, como povo escolhido de Deus, na consumação final do Reino de Deus na terra. Esta é uma visão herdada equivocadamente do Antigo Testamento”, introduz o teólogo, que explica seu conceito: “Digo equivocadamente pois no Antigo Testamento não há o conceito do estabelecimento do Reino de Deus, pois este está sempre presente (Sl. 103:19; Sl. 145:11-13). No Antigo Testamento, Deus é o soberano da criação com domínio irrestrito sobre tudo e sobre todos, de acordo com a visão hebraica”.

Com o Novo Testamento, inicia-se uma nova fase, que embora não seja alvo de muitas discordâncias na análise teológica, representa aspectos importantes para a compreensão a partir do ponto de vista bíblico: “No Novo Testamento vemos João Batista anunciando a vinda iminente do Reino de Deus. Este inclusive foi o tema central da pregação de Jesus, que o anunciava como uma realidade presente e manifestada em sua própria pessoa e nos milagres realizados por ele. Estes podem ser considerados aspectos já presentes na realidade do Reino de Deus e, até aqui, não há tantas controvérsias sobre este assunto. Este é o chamado “já” na teologia sobre o Reino de Deus”, explica Alexandre Milhoranza.

As controvérsias surgem com a interpretação apenas em sentido literal das profecias: “O problema surge quando consideramos os aspectos futuros do estabelecimento do Reino de Deus, o famoso “ainda não”. Neste ponto muitos se dividem entre associar, ou não, a Igreja com Israel e suas promessas. O grande problema de algumas linhas teológicas é interpretar as profecias, especialmente as de Apocalipse, num sentido estritamente literal. Neste ponto há uma distinção radical entre Israel e a Igreja, forçando o cumprimento literal de todas as profecias do Antigo Testamento sobre Israel”, diz o teólogo, dando dimensão da complexidade do assunto.

Para Milhoranza, essa linha de pensamento é falha e mantém seus adeptos reféns de cálculos que geram especulações sobre os sinais dos tempos e consequentemente, a respeito da volta de Cristo: “É aqui, que esta linha de interpretação ao meu ver falha, pois nem os apóstolos interpretaram as profecias do Antigo Testamento literalmente. Os teólogos que são adeptos dessa teoria ficam escravos dos cálculos históricos e qualquer acontecimento político no Oriente Médio torna-se motivo para mais especulações escatológicas. Não creio que deva ser este a razão de ser da Igreja, mas fazer como o próprio Jesus afirmou: ‘O reino de Deus é chegado a vós’”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

sábado, 17 de novembro de 2012

Nigéria: a escalada da violência contra as comunidades cristãs

Familiares das vítimas choram seus fihos

 Mais uma vez, cristãos evangélicos são mortos na Nigéria. Ao anoitecer, na quarta-feira, homens armados mataram cinco membros da família em Madauchi Kayit Yakubu-Zonkwa, Estado de Kaduna, no norte do país. O ataque durou cerca de uma hora, mas a polícia interveio, em seguida, os atacantes incendiaram a casa com os corpos das vítimas dentro.

Pastor Tito, da Igreja da Fé Viva, Zonkwa, relatou a tragédia ao Christian Solidarity Worldwide (CSW) Nigéria. O pastor observou que o som dos tiros durou cerca de uma hora, sem a intervenção da segurança.

Em resposta a este ataque hediondo, jovens da comunidade cristã tomaram as ruas em protesto, exigindo que os responsáveis pelos soldados estacionados perto do local onde o assassinato múltiplo aconteceu seja afastado do cargo.
AMEAÇA CUMPRIDA
O pastor Yunusa Nmadu, Diretor Executivo da CSW Nigéria, viajou para a área na manhã de quinta-feira e se reuniu com os manifestantes. "Estamos tristes por outro ataque a um grupo predominantemente cristão e queremos chamar a responsabilidade os agentes de segurança", disse ele.

Nmadu advertiu que, após as eleições presidenciais de abril de 2011 o Estado de Kaduna foi ameaçado e especialmente esta comunidade e outras ao seu redor. "Nossos corações estão com as famílias e os amigos das família que foram vitimados neste ataque", disse ele com profundo pesar.

Enquanto isso, Andrew Johnston, diretor do advogado CSW, disse: "Nós enviamos nossas mais profundas condolências às famílias e amigos dos Kayit família. É muito preocupante saber que, apesar da longa duração do ataque na área, os serviços de segurança não veio em socorro as vítimas, e permitiu que este ataque brutal fosse sustentado por quase uma hora. "

Ele também se referiu à falta de intervenção por imposição da lei. "Exortamos os responsáveis pela segurança na área para cumprir o seu mandato de proteger os civis inocentes de ataques como o de ontem", disse ele.

Editado por: Protestante Digital

José Alves - Casamento de Deisyanne e Erick



Uma palavra de conselho e orientação dada por José Alves a Deisyanne e Erick, diante dos amigos e familiares que compareceram a recepção dos recém-casados. Foi uma linda mensagem.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Gincana Cultural - 2012



16.11.2012 - Gincana Cultural - 2012 - Instituto Padre Miguelinho.

Crato admite menos professores nos próximos anos

 O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, admitiu hoje que nos próximos anos deverá haver necessidade de menos professores, face à redução da taxa de natalidade. Veja essa reportagem na integra na página EDUCAÇÃO - NOTÍCIAS [link ao lado].

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Projeto Vila Naval do Alecrim - Nova postagem

Vejam na página PROJETO VILA NAVAL DO ALECRIM novas postagens. Acompanhe semanalmente o desenvolvimento deste trabalho através desta página. Fiquem na paz de Deus.

Mais de 20 mil pessoas “aceitaram Jesus” em eventos no deserto do Egito


No Egito, dois grandes eventos promovidos por entidades cristãs, no deserto, levaram milhares de pessoas a confessarem a Jesus como seu salvador. No último mês, um festival da juventude cristã reuniu cerca de 10.000 pessoas no deserto, a cerca de 100 quilômetros norte da cidade do Cairo. Algumas semanas mais tarde, outro evento ainda maior atraiu cerca de 45 mil pessoas no mesmo lugar.

Os organizadores do evento relatam que cerca de 25 mil pessoas deram vida a Jesus e O confessaram como salvador. Eles contam ainda que ao final do evento cerca de 8.000 pessoas deram seus dados solicitando orientação através de estudos bíblicos, que serão fornecidos pelas igrejas locais.

De acordo com o site “Entre Cristianos”, muitos dos participantes do evento eram membros da Igreja Copta Ortodoxa, e em uma das noites um padre copta ortodoxa pregou. Muitos afirmam que essa é a primeira vez que se teve noticia e pode ser visto um ortodoxo egípcio pregar diante de tal multidão e em um púlpito evangélico.

Esses eventos acontecem em um momento de incerteza para os cristãos do país, pois após a posse do novo governo tem aumentando a perseguição aos cristãos/evangélicos, pois a irmandade Muçulmana intenciona implantar a Sharia (lei islâmica) como lei soberana no país.

Além do público presente, a organização estima que cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo puderam acompanhar o evento pelas transmissões pela TV via satélite.

Por Dan Martins, para o Gospel+

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Arqueólogos israelitas descobriram em escavações no Vale do Esdraelon, na baixa Galileia, um poço do período Neolítico

 A descoberta, realizada num lugar denominado «Enot Nissanit», nas margens ocidentais do vale bíblico, foi feita por acaso e durante as escavações prévias para o alargamento de uma estrada.

Os restos humanos são de uma mulher de 19 anos e de um homem mais velho e representam verdadeiro mistério para os arqueólogos, que não puderam determinar se os mesmos caíram no poço por acidente ou se foram lançados.

Em comunicado da Autoridade das Antiguidades, o director das escavações, Yotam Tepper, afirmou que «o que está claro é que depois de estes indivíduos caírem no poço, a água, que já não era potável, deixou de ser usada por estar contaminada.

Além disso, Tepper destacou que o poço tem relação com um antigo centro agrícola cujos habitantes o usaram para a subsistência quotidiana.

A parte superior é construída com pedras e a inferior cavada em rocha bruta, tendo duas grandes pedras a rematar a entrada do poço, que tem 8 metros de profundidade e 1,3 metros de diâmetro na abertura superior.

Além dos restos humanos, Tepper salientou que foram encontrados inúmeros utensílios que são fundamentais para a identificação das pessoas que cavaram o poço, como facas denticuladas de sílex que eram usadas na colheita, pontas de flechas e outros itens talhados em pedra.

Omri Barzilai, chefe do Departamento de Pré-história da Autoridade de Antiguidades, apontou que «os poços deste período são achados únicos na arqueologia de Israel e, provavelmente, no mundo pré-histórico em geral».

Os dois poços mais antigos do mundo foram encontrados no Chipre e revelaram o começo do fenómeno da domesticação.

«Parece que o homem antigo tentou idealizar fórmulas para proteger a água potável de possíveis contaminações pelos animais que cuidava e, por isso, costumava armazenar a água num local que não fosse acessível ao gado», concluiu Barzilai.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt


Dia do professor celebrado no Colégio Bereiano - outubro/2012. Na foto duas gerações de professores da casa. Eu e minha ex-aluna e excelente professora Sibele. Diante da presente foto vejo o quanto é real a ideia que o tempo é como o orvalho da manhã que logo passa. Meu Deus! É a mais pura verdade.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Tecnologia de DNA israelense promete revolucionar prática forense

Fonte: Jornal ALEF.

Investigadores policiais que caçam criminosos tendem a procurar amostras de DNA do assassino na cena do crime ou uma testemunha para ajudar a compor um retrato completo. 

Mas pesquisas avançadas, conduzidas no Tel-Hai Academic College, pretendem estimular uma revolução na área combinando dois métodos: os pesquisadores afirmam que as amostras genéticas serão capazes de indicar o rosto e a estrutura corporal do criminoso. 

Uma impressão digital, um cabelo, uma gota de saliva ou sangue e até pedaços de roupa friccionados contra a pele de um suspeito – esses itens são apenas parte das provas que ajudarão a criar um novo tipo de descrição de suspeitos: o retrato composto do DNA.

 “A polícia também usa amostras de DNA hoje, mas, se (as amostras) não aparecem nas bases de dados, quase nada pode ser feito com elas. Se alguém não estiver na base de dados, como na maioria dos casos, então não há pistas”, explica Dani Bercovich, que está coordenando a pesquisa. 

“O novo desenvolvimento fornecerá toneladas de pistas. Saberemos o sexo do criminoso e conseguiremos estimar seu peso, faixa etária, cor e tipo de cabelo, cor dos olhos e origem étnica – até mesmo se a pessoa é destra ou canhota.” Bercovich diz que o teste indicará até a propensão à calvície, no caso dos homens, e uma estimativa do tamanho do busto, no caso das mulheres. 

“O mundo continua a pesquisar as ligações entre características genéticas e características humanas externas. Seremos capazes de atualizar a tecnologia com essas novas informações e expandir a base de dados de parâmetros e detalhes que podem ser decifrados com amostras de DNA”.

Apologista americano afirma que aumento do número de ateus é culpa da Igreja


Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo The Pew Forum on Religion and Public Life, mostra um constante aumento no número de ateus no país. A última pesquisa realizada pela entidade apontou que 20% dos entrevistados se afirmam como ateu ou agnóstico.

De acordo com o apologista cristão e escritor dr. Alex McFarland, esse aumento é motivado pela falta de visão em muitas das igrejas norte-americanas. Segundo ele “alguns dos fundamentos básicos do cristianismo têm sido abandonados por cerca de 350.000 igrejas” no país.

-Há alguns que dizem que a igreja americana tem envelhecido, mas então você tem duas coisas: permitir o aumento do secularismo ou retirar o evangelismo – afirma McFarland, que disse ainda que há cem anos, 96% dos americanos eram protestantes, mas hoje esse número é de 49% e continua em declínio.

O escritor busca contrapor esta tendência com o seu mais recente livro, intitulado “10 Answers for Atheists: How to Have an Intelligent Discussion About the Existence of God” (10 Respostas para ateus: Como ter uma discussão inteligente sobre a existência de Deus), no qual apresenta detalhes sobre essa situação

- De 1968 a 1975, foi um grande despertar, muitas almas foram salvas, mas então vieram com seus longos cabelos (a geração Woodstock) e a corrente principal da igreja americana, disse: “Não obrigado”, mas agora temos perdido – detalhou o escritor, segundo o Acontecer Cristiano.

- Deixe-me dizer-lhe, a América de 2012, seria muito diferente se a igreja nos Estados Unidos abraçasse o movimento de Jesus. – completou McFarland, que em seu livro diz também que tenta mostrar aos leitores como eles podem chegar aos ateus e não crentes para ensinar-lhe a fé histórica que esta viva e vibrante nos dias de hoje.

Por Dan Martins, para o Gospel+

domingo, 11 de novembro de 2012

Grupo de Louvor - IBA



Grupo de Louvor IBA - Lucas, Janine e Isa no vocal. Zezinho na bateria, Nilson no baixo e Eli no teclado.

Como elaborar um trabalho escolar

Atenção alunos da Escola Estadual Alm. Newton Braga. Como foi prometido aqui estão algumas orientações de como fazer o trabalho escrito sobre o projeto Vila Naval do Alecrim.

Um trabalho escrito consta de TRÊS ELEMENTOS:

1. Elementos Pré-Textuais: 


  • Capa.

Folha de rosto
  • Sumário - (obrigatório)
Enumeração das principais divisões do trabalho com suas determinadas páginas iniciais, na mesma ordem que o trabalho se apresenta.Veja o modelo abaixo;(Sumário – modelo)


2. Elementos Textuais:


  • Introdução - Parte do trabalho em que é apresentada a descrição do trabalho



  • Desenvolvimento.



  • Conclusão.




3. Elementos pós-textuais:


  • Referências.


  • Anexos [caso tenha].




REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS ESCOLARES

  1. Formato – A ABNT recomenda que se adote o formato A 4 (Papel – Branco,210x297mm).
  2. Fonte (letra) – preta, tamanho 12 para todo o texto, com exceção das citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações edas tabelas, que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme.
  3. Tipos da letra – Arial ou Times New Roman.
  4. Margens – Superior e Esquerda: 3,0cm; Inferior e Direita: 2,0cm.
  5. Espaçamento – o texto deverá se digitado em espaço 1,5 e as notas, legendas ecitações (com mais de três linhas) originais em espaço simples.
  6. Recuo do texto para citação – 4 cm.
  7. Numeração – algarismos arábicos (1, 2, 3...) na parte superior direita da folha a 2cm da margem superior. Inicia-se na primeira página do texto (introdução) com o número seqüencial contado desde a folha de rosto, a capa não é incluída napaginação;2.8 Impressão – em uma só face do papel.
Fonte: Profa. Adriana Maciel Carrilho 

Espero que as orientações acima possam ajudá-los na composição dos trabalhos. Um abraço a todos e até terça-feira.



Hazara do Afeganistão

Os hazaras são um povo de distinções - separados dos colegas afegãos por religião, etnia mista, e uma natureza independente - e sofreram como eles. A perseguição tem moldado e definido os hazaras. 

Eles enfrentam a discriminação como os muçulmanos xiitas, a minoria dominante entre os muçulmanos sunitas do Afeganistão, bem como a discriminação étnica. Como os descendentes dos soldados mongóis eles foram deixados para trás pelos Genghis Khan no século 13, com apoio considerável dos turcos. Um povo talentoso, os hazaras verdadeiramente apreciam a poesia.

Obstáculos ao Ministério

O Afeganistão fornece muitos obstáculos ao testemunho cristão. Oposição espiritual é apenas um aspecto das dificuldades

Idéias ao Ministério


Muita oração é necessária para preparar os corações dos hazara para entender e acreditar nas boas novas sobre Jesus. Os cristãos também precisam ser verdadeiramente preocupados com as necessidades físicas do hazara, e procurar encontrar meios para ministrar a eles.

Ore Pelos Seguidores de Cristo

Ore pelos poucos cristãos entre os Hazara. Eles são perseguidos duplamente: por serem Hazara e por serem cristãos. Ore para que não vacilem em seu compromisso com Cristo. Ore para que fortaleçam uns aos outros fielmente através da comunhão.

Ore Por todo grupo de Pessoas

Um pequeno número dos Hazara têm aceitado o Evangelho de Cristo, possivelmente porque os mesmos estiveram longe da Cultura Afegã quando em outro país. Ore para que o Espírito de Deus continue trabalhando entre eles, dando a muitos o desejo de aprender sobre Cristo.Ore para que cada pessoa da comunidade Hazara tenha ao menos uma oportunidade para ouvir claramente sobre quem Jesus Cristo é, e sobre como podem fazer para conhecê-Lo melhor.

Foco Escritura

"Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes." Mateus 22.9

Grupo Étnico:Hazara
País:Afeganistão
Janela 10/40:Sim
População Nacional:2,879,000
População Mundial:3,435,000
Idioma:Hazaragi
Religião Principal:Islã
Bíblia:Nenhum
Áudio NT - Internet:Não
Flime Jesus:Sim
Áudio gravação:Sim
Cristãos:Poucos, menos de 2%
Situação:Não-Alcançados
Escala de Progresso:
1.2

sábado, 10 de novembro de 2012

Terroristas muçulmanos atacam igreja cristã no Quênia

Segundo as autoridades daquele país foi registrado um ataque terrorista em uma igreja cristã no Quênia, próximo a fronteira com a Somália.

Esse ataque deixou um policial morto e 14 outros feridos, dentre os quais o pastor da igreja. Três irmãos estão com sua saúde comprometida. O Quênia tem sofrido muitos ataques terroristas dos insurgentes do Shebad.

Esse ataque em especial aconteceu às 10 horas local [0700 GMT], em pleno culto dominical da Igreja Inter Utawala da cidade de Garissa. Segundo a polícia a granada foi atirada do telhado da igreja. Testemunhas dizem que também ouviram tiros.


"Nós temos um homem morto", disse Philip Tuimur, o chefe de polícia da Província do Nordeste, onde o ataque ocorreu. A vítima é um policial que morreu no hospital devido a gravidade dos seus ferimentos. Várias pessoas deram entrada no hospital provincial com lesões e queimaduras consequências dos estilhaços e bala, disse o Dr. Mohamed Sheikh.

Das 14 pessoas que permaneceram hospitalizadas, três tiveram "a ser evacuadas para Nairobi", devido à gravidade dos seus ferimentos, disse o médico à AFP.

Região do ataque.

Duas igrejas nesta cidade (uma católica e uma protestante), localizado cerca de 140 quilômetros da fronteira com a Somália já haviam sido alvo de ataques por um comando de homens armados e encapuzados, no início de julho, com um saldo de 18 mortos.

Os ataques aumentaram desde outubro de 2011. O exército queniano já entrou no sul da Somália para combater os islamitas Shebab com o propósito de inibir suas investidas em território do Quênia. Contudo os ataques continuam acontecendo e até se expandindo como os que atingiram a cidade turística de Mombasa e Nairobi,. Em ambas investidas o alvo predileto dos criminosos são as igrejas cristãs. O Quênia é um país povoado principalmente por cristãos.

As autoridades quenianas atribuiu os ataques ao Shebab ou seus simpatizantes, mas os insurgentes geralmente não reclamam a autoria dos ataques.

Fontes: AFP, EFE
Editado por: Protestante Digital

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Projeto Vila Naval - Novos textos

Postamos dois relatos dos nossos alunos sobre a aula passeio na Base Naval de Natal [página - Projeto Vila Naval]. O projeto entrou na fase de tabulação da pesquisa. Nossos alunos entrevistaram 44 famílias residentes na Vila e apartamentos. Foi muito positivo.

As ações estão nesse momento sendo gestada. São algumas das nossas ideias:


  • Montar uma caminhada com a família militar e pais de nossos alunos.
  • Trazer para a escola uma equipe do Zoonoses para vacinação de cães e gatos.
  • Montar uma palestra com uma nutricionista - Alimentação saudável e um médico para tratar dos temas: doenças cardiovasculares e diabetes, já que apareceram em nosso censo.
  • Um dia para plantação de arvores ou entrega de mudas no dia da culminância do projeto.
  • Outros. Estamos felizes com os resultados que estão aparecendo com o desenrolar do projeto.
A todos um forte abraço e fiquem na paz de Deus. Peço também aos irmãos de perto e da distancia que orem pelo bom êxito desta obra. Fiquem na doce paz do Senhor.

Jerônimo Viana

domingo, 4 de novembro de 2012

Projeto Vila Naval do Alecrim

Temos um novo vídeo na página PROJETO VILA NAVAL DO ALECRIM [ao lado]. Esse trabalho foi realizado pela professora Lúcia [3º ano - Fund. I] com ajuda da nossa técnica Maria Salete. Foi um momento muito especial para todos. A segunda parte do trabalho registra a visita a Base Naval de Natal pelos alunos do Fundamental I. Nossos professores e coordenadores que acompanharam toda programação voltaram satisfeito com o excelente tratamento e atenção dado aos nossos pequenos pela Marinha do Brasil na pessoa do Sub Dantas e sua equipe, a qual desde já agradecemos. Sem mais, para o momento um abraço a todos.


sábado, 3 de novembro de 2012

Nicolaítas


A revista ultimato de setembro-outubro, nº 332, trouxe uma matéria sobre os vira-casacas do cristianismo. Como exemplos máximos dos traidores da fé cristã encontramos as figuras de Judas Iscariotes [Atos 1.25], Demas [Fm 24] e Nicolau.

Quanto a Nicolau nos o encontramos entre os sete diáconos escolhidos pela igreja a fim de ajudar o ministério apostólico.

“E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;” Atos 6.5

Em sua argumentação ultimato traça seu perfil, destacando entre outras coisas:

1.       Vivenciou o paganismo e o deixou.
2.       Tornou-se cristão militante e largou a fé.
3.       Por fim, viveu seus últimos dias como herético.

Pesa sobre ele a acusação de ter recriado a velha prática de Balaão, ou seja, era portador de uma mensagem muito liberal. Sua teologia incluía idolatria e imoralidade [Cartas às igrejas de Efeso [Ap 2.6] e Ap 2.14-15]. Veja o texto abaixo.

“Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem”. (Apocalipse 2:14)

Conduzir com perícia a igreja ao erro era sua especialidade. Nesse ponto era semelhante a seu mentor: Balaão.

Dentro deste mesmo contexto [enganar e ser enganado] estão Demas e Judas Iscariotes. Contudo, vou me deter somente em Nicolau.

Finalizando seu artigo Ultimato faz a seguinte afirmativa:

“De acordo com a tese de João – Judas, Nicolau, Demas e muitos outros daquela época e de épocas posteriores – “saíram de nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco” [1 Jo 2.19].

Depois de tomar ciência de todo artigo, veio a minha mente a questão da chamada ou eleição no seio da igreja moderna. Até que ponto nós podemos afirmar que tal e qual pessoa foram ou não chamadas por Deus para exercer este ou aquele ministério?

A bíblia nos apresenta alguns critérios e em especial um de caráter geral: “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” [Mat 7:20]. Contudo, pela nossa falta de intimidade com Deus [oração e conhecimento da palavra] somos facilmente enganados. Veja o que se deu com a igreja primitiva:

“E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, [...] e Nicolau, prosélito de Antioquia;” Atos 6.5

Para a comunidade esses eram os melhores. De certa forma eram, alguns por sua fidelidade irrestrita a Cristo e sua igreja, outros pela sua habilidade de convencer. Nicolau era um eficiente prosélito de Antioquia [Prosélito - Pessoa que tenta levar para si, através de convincentes argumentos outras para sua concepção de vida ou conceito religioso. / Pessoa ou indivíduo que abandona suas crenças e convicções, aderindo a outra crença, religião ou doutrina. Adepto. Partidário. Simpatizante.], coisa muitíssimo valorizada ontem como hoje. É ai que mora o perigo.

Nicolau estava acima de qualquer suspeita. Era um homem chamado por Deus para exercer uma missão em seu reino. Fico aqui pensando, quem ousaria questioná-lo em suas convicções? Vejamos agora o perfil de Balaão e relacione com o de Nicolau:


·         Professou lealdade à Palavra de Deus – Números 22.18.
·         Era ardiloso, eloquente, e homem de resultado – Números 22.6.
·         Ouviu, conheceu, teve visões de Deus – Números 24.16.
·         Tinha a presença do Espírito Santo de Deus com ele – Números 24.2.
·         Profetizou Jesus Cristo – Números 24.17.
·         Enfatizou o sacrifício certo – Números 23.1-3; 23.29-30.

Existe alguma dúvida de que este era o cara escolhido de Deus para ensinar seu povo?  Porém vejam o seu real caráter:

·         Amava mais o premio [dim,dim] do que Deus – 2Pe 2.15.
·         Foi levado pelo engano, amando a recompensa – Judas 1.11.
·         Ensinou [mesmo que fora do púlpito, disfarçadamente] aquilo que é ODIADO POR DEUS – Ap. 2.14.
·         Se associou com os inimigos da [pura] Palavra de Deus - Números 22:39; Números 23:17

A estratégia política usada por Balaão e Nicolau era igual em tudo, especialmente no resultado final: desfigurar a igreja do Senhor, manietá-la, jogar o povo de Deus contra o criador e anular o sacrifício de Cristo. Era um autêntico pilantra espiritual.

Hoje novos encantadores espirituais levam adiante as velhas práticas de Balaão. Não é por acaso que o misticismo tem entrado nas igrejas do Senhor de forma abrupta e desrespeitosa. Muitos púlpitos tem se negado exaltar o nome de Deus para honrar a homens [pastores cegos guia de cegos], outros têm deixado o genuíno ensino da palavra para pregar autoajuda ou coisas piores. E como se não bastasse filhos do diabo que tratam a igreja do Senhor como se fosse sua propriedade particular e como tal enganam e são enganados.

Mas, quem são os verdadeiros servos de Deus? Certamente aqueles que honram o Senhor com seus atos, aqueles cujo zelo por sua casa os consome [Jo 2, 17]. Para encontrar tais servos de Deus a Igreja de hoje necessita está na dependência do Senhor, sondar todas as alternativas e vigiar o tempo todo. Só assim, a vontade de Deus se manifestará em sua totalidade ao seu povo. 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cristãos do Egito esperam reunir 50 mil pessoas em evento evangelístico no deserto, no fim de semana


Em um evento evangelístico, que recebe o apoio do ministério Portas Abertas, cristãos do Egito pretendem reunir cerca de 50 mil pessoas durante quatro dias.O evento começou nessa quinta-feira (01/11), no deserto ao norte de Cairo.

Líderes cristãos estão pedindo a cristão do mundo inteiro que orem em intercessão do evento, que terá como tema principal a frase: “Como Jesus pode mudar a sua vida”.

- Não há dúvida de que Deus está se movendo o Egito e mostrando-se de forma poderosa para muitos de seus filhos, e para muitos que estão buscando conhecê-Lo – afirmou um contato do Mission Network News no país, que completou ainda: – A fome de saber sobre Jesus e para conhecer mais sobre a fé cristã é fenomenal.

- Estes são, de fato, tempos difíceis em que vivemos hoje. Com todos os desafios políticos, sociais, econômicos e religiosos que enfrentamos aqui nos últimos meses, todos os egípcios estão com muitas incertezas e preocupações sobre o presente e o futuro. Mas nós cristãos do Egito estamos percebendo mais e mais, a cada dia, que Deus está visitando nosso país com uma poderosa presença divina, e que as coisas que Ele vai fazer em nosso país são além da imaginação. É por isto que devemos orar. Estamos esperando com fé para ver acontecer – concluiu.

Durante o fim de semana, centenas de ônibus irão transportar as multidões todos os dias das grandes cidades para o local do evento. Por isso, os líderes cristãos estão pedindo orações para a segurança das pessoas que irão ao evento, e para que muitos venham entregar-se a Cristo:

- Pedimos a nossos irmãos e irmãs em todo o mundo para se juntarem a nós em oração e para assistirem conosco milhares – talvez milhões – de egípcios vindo para Jesus – afirmou um dos líderes, segundo o MNN.

- Claro, o festival evangelístico é, certamente, um evento que o inimigo não quer ver acontecer. Ele vai tentar fazer de tudo para pará-lo, ou pelo menos distorcer a atenção das pessoas para longe de ouvir as Boas Novas – afirmou.

Esse é o segundo evento do tipo no país em outubro. No início do mês, um festival da juventude no deserto atraiu 10.000 jovens de todo o Egito.

- O que está acontecendo no Egito este mês é realmente impressionante. Em meio à perseguição, aumentou a turbulência e a incerteza. Os cristãos estão chegando uns aos outros e orando fervorosamente. Por favor, orem por nossos irmãos e irmãs em Cristo durante este evento no fim de semana – declarou Jerry Dykstra, diretor de Relações com a Mídia do ministério Portas Abertas nos EUA.

Por Dan Martins, para o Gospel