sábado, 17 de novembro de 2012

Nigéria: a escalada da violência contra as comunidades cristãs

Familiares das vítimas choram seus fihos

 Mais uma vez, cristãos evangélicos são mortos na Nigéria. Ao anoitecer, na quarta-feira, homens armados mataram cinco membros da família em Madauchi Kayit Yakubu-Zonkwa, Estado de Kaduna, no norte do país. O ataque durou cerca de uma hora, mas a polícia interveio, em seguida, os atacantes incendiaram a casa com os corpos das vítimas dentro.

Pastor Tito, da Igreja da Fé Viva, Zonkwa, relatou a tragédia ao Christian Solidarity Worldwide (CSW) Nigéria. O pastor observou que o som dos tiros durou cerca de uma hora, sem a intervenção da segurança.

Em resposta a este ataque hediondo, jovens da comunidade cristã tomaram as ruas em protesto, exigindo que os responsáveis pelos soldados estacionados perto do local onde o assassinato múltiplo aconteceu seja afastado do cargo.
AMEAÇA CUMPRIDA
O pastor Yunusa Nmadu, Diretor Executivo da CSW Nigéria, viajou para a área na manhã de quinta-feira e se reuniu com os manifestantes. "Estamos tristes por outro ataque a um grupo predominantemente cristão e queremos chamar a responsabilidade os agentes de segurança", disse ele.

Nmadu advertiu que, após as eleições presidenciais de abril de 2011 o Estado de Kaduna foi ameaçado e especialmente esta comunidade e outras ao seu redor. "Nossos corações estão com as famílias e os amigos das família que foram vitimados neste ataque", disse ele com profundo pesar.

Enquanto isso, Andrew Johnston, diretor do advogado CSW, disse: "Nós enviamos nossas mais profundas condolências às famílias e amigos dos Kayit família. É muito preocupante saber que, apesar da longa duração do ataque na área, os serviços de segurança não veio em socorro as vítimas, e permitiu que este ataque brutal fosse sustentado por quase uma hora. "

Ele também se referiu à falta de intervenção por imposição da lei. "Exortamos os responsáveis pela segurança na área para cumprir o seu mandato de proteger os civis inocentes de ataques como o de ontem", disse ele.

Editado por: Protestante Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.