sábado, 3 de novembro de 2012

Nicolaítas


A revista ultimato de setembro-outubro, nº 332, trouxe uma matéria sobre os vira-casacas do cristianismo. Como exemplos máximos dos traidores da fé cristã encontramos as figuras de Judas Iscariotes [Atos 1.25], Demas [Fm 24] e Nicolau.

Quanto a Nicolau nos o encontramos entre os sete diáconos escolhidos pela igreja a fim de ajudar o ministério apostólico.

“E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;” Atos 6.5

Em sua argumentação ultimato traça seu perfil, destacando entre outras coisas:

1.       Vivenciou o paganismo e o deixou.
2.       Tornou-se cristão militante e largou a fé.
3.       Por fim, viveu seus últimos dias como herético.

Pesa sobre ele a acusação de ter recriado a velha prática de Balaão, ou seja, era portador de uma mensagem muito liberal. Sua teologia incluía idolatria e imoralidade [Cartas às igrejas de Efeso [Ap 2.6] e Ap 2.14-15]. Veja o texto abaixo.

“Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem”. (Apocalipse 2:14)

Conduzir com perícia a igreja ao erro era sua especialidade. Nesse ponto era semelhante a seu mentor: Balaão.

Dentro deste mesmo contexto [enganar e ser enganado] estão Demas e Judas Iscariotes. Contudo, vou me deter somente em Nicolau.

Finalizando seu artigo Ultimato faz a seguinte afirmativa:

“De acordo com a tese de João – Judas, Nicolau, Demas e muitos outros daquela época e de épocas posteriores – “saíram de nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco” [1 Jo 2.19].

Depois de tomar ciência de todo artigo, veio a minha mente a questão da chamada ou eleição no seio da igreja moderna. Até que ponto nós podemos afirmar que tal e qual pessoa foram ou não chamadas por Deus para exercer este ou aquele ministério?

A bíblia nos apresenta alguns critérios e em especial um de caráter geral: “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” [Mat 7:20]. Contudo, pela nossa falta de intimidade com Deus [oração e conhecimento da palavra] somos facilmente enganados. Veja o que se deu com a igreja primitiva:

“E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, [...] e Nicolau, prosélito de Antioquia;” Atos 6.5

Para a comunidade esses eram os melhores. De certa forma eram, alguns por sua fidelidade irrestrita a Cristo e sua igreja, outros pela sua habilidade de convencer. Nicolau era um eficiente prosélito de Antioquia [Prosélito - Pessoa que tenta levar para si, através de convincentes argumentos outras para sua concepção de vida ou conceito religioso. / Pessoa ou indivíduo que abandona suas crenças e convicções, aderindo a outra crença, religião ou doutrina. Adepto. Partidário. Simpatizante.], coisa muitíssimo valorizada ontem como hoje. É ai que mora o perigo.

Nicolau estava acima de qualquer suspeita. Era um homem chamado por Deus para exercer uma missão em seu reino. Fico aqui pensando, quem ousaria questioná-lo em suas convicções? Vejamos agora o perfil de Balaão e relacione com o de Nicolau:


·         Professou lealdade à Palavra de Deus – Números 22.18.
·         Era ardiloso, eloquente, e homem de resultado – Números 22.6.
·         Ouviu, conheceu, teve visões de Deus – Números 24.16.
·         Tinha a presença do Espírito Santo de Deus com ele – Números 24.2.
·         Profetizou Jesus Cristo – Números 24.17.
·         Enfatizou o sacrifício certo – Números 23.1-3; 23.29-30.

Existe alguma dúvida de que este era o cara escolhido de Deus para ensinar seu povo?  Porém vejam o seu real caráter:

·         Amava mais o premio [dim,dim] do que Deus – 2Pe 2.15.
·         Foi levado pelo engano, amando a recompensa – Judas 1.11.
·         Ensinou [mesmo que fora do púlpito, disfarçadamente] aquilo que é ODIADO POR DEUS – Ap. 2.14.
·         Se associou com os inimigos da [pura] Palavra de Deus - Números 22:39; Números 23:17

A estratégia política usada por Balaão e Nicolau era igual em tudo, especialmente no resultado final: desfigurar a igreja do Senhor, manietá-la, jogar o povo de Deus contra o criador e anular o sacrifício de Cristo. Era um autêntico pilantra espiritual.

Hoje novos encantadores espirituais levam adiante as velhas práticas de Balaão. Não é por acaso que o misticismo tem entrado nas igrejas do Senhor de forma abrupta e desrespeitosa. Muitos púlpitos tem se negado exaltar o nome de Deus para honrar a homens [pastores cegos guia de cegos], outros têm deixado o genuíno ensino da palavra para pregar autoajuda ou coisas piores. E como se não bastasse filhos do diabo que tratam a igreja do Senhor como se fosse sua propriedade particular e como tal enganam e são enganados.

Mas, quem são os verdadeiros servos de Deus? Certamente aqueles que honram o Senhor com seus atos, aqueles cujo zelo por sua casa os consome [Jo 2, 17]. Para encontrar tais servos de Deus a Igreja de hoje necessita está na dependência do Senhor, sondar todas as alternativas e vigiar o tempo todo. Só assim, a vontade de Deus se manifestará em sua totalidade ao seu povo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.