sábado, 21 de julho de 2012

Como resolver problemas e fazer o reino de Deus crescer entre os homens


Estou lendo o capítulo 4 de Filipenses. Logo de inicio Paulo nos informa que havia problemas entre duas cooperadoras do seu ministério: Evódia e Síntique. Essas irmãs sabem lá porque estavam intrigadas. Foi o próprio Epafrodito que trouxe esta informação ao conhecimento de Paulo, afinal, foi ele que apresentou ao apostolo a oferta dos irmãos de Felipo [Fp 4.18].

Diante da situação Paulo tem o devido cuidado de não tomar partido de quem quer que seja. Ele parte para a solução do problema pedindo ajuda aos irmãos ou a um irmão em especial para tratar o caso. Existe aqui certa urgência, visto que a igreja de Felipo como todas as demais estava no meio de verdadeiros inimigos da cruz de Cristo [Fp 3.18].
Paulo sabia onde poderia dar todas esta celeuma:

·         Perturbação da comunhão da igreja – Já estava existindo, caso contrário o assunto não teria chegado a Paulo.
·         Mal testemunho diante da comunidade onde a igreja estava inserida.
·         Divisão – Passo seguinte da deteorização dos relacionamentos dos irmãos.
·         Enfraquecimento da fé – Que fé resiste a briga entre liderança.

É em nosso relacionamento com o próximo que é medido o grau de maturidade espiritual que possuímos.  Deus deseja que seus filhos gozem de relacionamentos sólidos e não superficiais, frágeis, instáveis que tornam nossas vidas insuportáveis. Era imprescindível que as irmãs se acertassem.

“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação... 1Ts 4.3a

O fato é que não temos informações sobre o desfecho deste caso, mas creio que por serem servas fieis do Senhor [Fp 4.3] acertaram as contas.

Dando sequencia o apostolo nos declara:

Se alegrem no Senhor [v.4], visto que Ele está perto [v.5] e exatamente por isto que todas as nossas necessidades e apertos devem ser apresentadas ao Senhor por meio de orações e suplicas com ações de graça [já agradecendo sua resposta]. Portanto, nada de ansiedade.

Creio irmãos que muitos problemas nas igrejas e em nossas famílias seriam resolvidos se assim agíssemos. Mas, nada é fácil. Nos versos 8-9, temos uma chave para uma vida cristã sadia e longe da CARNALIDADE que mantém refém este mundo.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”.



·         Tudo que é verdadeiro.
·         Tudo que é respeitável.
·         Tudo que é justo.
·         Puro.
·         Amável.
·         Boa fama.



... se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Existe um meio de programar a nossa mente para glorificar o nome de Deus. Esse segredo é exposto e praticado pelo apostolo Paulo. Não é a toa que ele fecha:

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”.

Meus irmãos, eu não creio que uma mente sem Cristo possa fugir as tentações deste mundo. Só uma pessoa renovada é que pode resistir ao mal. Não por meio das suas próprias forças, mas pelo poder do Espírito Santo de Deus.

Finalizando o capítulo e sua carta Paulo agradece aos irmãos de Felipo por terem ajudados em suas necessidades. Com certeza o próprio Deus recompensaria os irmãos pelos seus esforços. Nesse ponto em especial fica uma nota importante sobre a colaboração com missões. Como Paulo se alegrou com os recursos recebidos pelas mãos de Apafrodito. Creio também que Deus recompensa a todos que investem em missões seja lá qual for [mundial, nacional ou local]. Deus certamente não deixará passar batido tal atitude, desde que feita sem nenhuma outra pretensão que não seja levar o nome do Senhor aos homens. Fiquem na doce paz de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.