sábado, 21 de janeiro de 2012

Aprendendo com o servo Neemias


Por esses dias li o capítulo um do livro de Neemias. Das muitas coisas que aprendi sobre esse texto a primeira delas diz respeito ao próprio nome NEEMIAS. Em hebraico Neemias significa Deus é meu deleite ou Deus consolou [Dicionário Bíblico de Davis]. 

Quando lemos a sua história percebemos que seu nome tem o sentido exato de sua ação política e história pessoal. Neemias foi o homem escolhido por Deus para reconstruir os muros de Jerusalém retirando o opróbrio [grande desonra pública; degradação social; ignomínia, vergonha, vexame] que pesava sobre o povo de Israel desde época em que foram levados para o cativeiro da Babilônia [587 a.C.].

Neemias era homem de Judá [veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá] e exercia a importante função de copeiro [Ne 1.11] do rei Artaxerxes I [464-423 a.C], situação essa que o colocava em contato direto com o soberano e por isso mesmo exigia do seu portador muita habilidade e dependência de Deus para exercê-la [veja o que aconteceu com o copeiro do faraó no tempo de José do Egito – Gênesis 40.1-3].

Neemias sabia se conduzir diante do seu rei até que foi confrontado com uma situação que o colocou em perigo no exercício da sua profissão. Essa situação se deu com a chegada de Hanani a Fortaleza de Susã.

“AS palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém”. Ne 1.1-2

É interessante como nosso Deus trabalha. Até a chegada de Hanani estava tudo mil maravilhas, depois dele o caos. Neemias desabou emocionalmente. As revelações de Hanani perturbaram profundamente aquele servo do Deus vivo. O que diriam os partidários da teologia da prosperidade? Afinal, os servos de Deus não podem adoecer ter perdas etc. Meus irmãos e amigos da distância, o homem [Neemias] estava em crise e como se não bastasse temia pela sua vida [Ne 2.2]. É besteira pensar que servos de Deus não passam por apertos. Passamos, mas não ficamos em meio aos caos.

O que impactou Neemias? Pensei. Será que ele não tinha conhecimento que Jerusalém estava destruída. Não foi para restabelecê-la que o rei Ciro fez um decreto real [Esdras 1.2-4]? A própria ida de Esdras para a Cidade Santa não tinha objetivos semelhante? Será que a preocupação com a reconstrução dos muros de Jerusalém nasceu com Neemias?

Com certeza o que produziu tanta dor em Neemias foi sem dúvida a notícia da paralisação das obras empreendidas por Esdras [Esdras 4.23]. Quanto à necessidade da reconstrução dos muros de Jerusalém ela nasceu durante o próprio exílio e depois dele [Isaias 60. 10-17; Zc 2.5] sendo posta em prática no reinado de Artaxerxes [Esdras 4.6].

“Tu, oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada, eis que eu assentarei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre as safiras. E farei os teus vitrais de rubis, e as tuas portas de carbúnculos, e todos os teus termos de pedras aprazíveis”. [Isaias 54.11-12]

Diante do relato de Hanani Neemias conheceu a situação do povo e orou a Deus. Nos versos de 5 – 10 do capítulo um do livro de Neemias ficou muito claro para mim duas coisas:

1.   Neemias manteve seus olhos não sobre os problemas, mas sobre Deus. Dessa forma pode descansar no Senhor. Muitas vezes entramos em pânico porque não damos a devida atenção a esse detalhe.
2.       Agiu debaixo da dependência de Deus.

A sua sinceridade estava exposta em seu choro, no seu lamento e na sua oração e jejum. Se os irmãos observarem melhor do encontro com Hanani até o novo contato com o Artaxerxes I, se passaram quatro meses [mês de Quisleu que corresponde a novembro-dezembro do nosso calendário a mês de Nisã que corresponde aos meses de março-abril do nosso calendário]. Portanto, Neemias não se precipitou. Mas aguardou de bom grado o tempo de Deus e a melhor ocasião para abordar o monarca dos Persas.

Quando orou demonstrou:

·         Que conhecia as necessidades da sua gente – 1-4.
·         Que era reverente ao Senhor – 5
·         Que conhecia as escrituras e se garantia nas promessas de Deus – 5, 7, 10.
·         Confissão de pecados – 7.
·         E se comprometia com Deus – 11.

Neemias foi persistente em seu pedido [11]. Esse é sem dúvida um dos grandes segredos de alcançarmos graças diante de Deus.

“Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei”. [Ne. 1.11]

Por fim, meus irmãos. Essas foram algumas das lições que aprendi com o servo Neemias. Espero que Deus tenha falado aos irmãos de perto e da distância tenha como falou ao meu coração essa tarde. Fiquem na paz de Deus.

Jerônimo Viana
Natal 21.01.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.