domingo, 27 de novembro de 2011

Até quando...

Eu creio que nossos dirigentes até sonham com mais autonomia econômica, influência política, desenvolvimento tecnológico, trabalho e salários dignos para todos, porém “se esquecem de cultivar a boa terra da educação”. Desejo sem ação é sonho mesmo.
Sem sementes a terra não produz nada.  Pense nisso e mude.
Jerônimo Viana.



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Arqueólogos encontram moedas romanas debaixo do Muro das Lamentações



Descoberta pode mudar teoria sobre a construção do Muro

Arqueólogos israelenses descobriram moedas da época dos romanos debaixo do Muro das Lamentações, em Jerusalém. Elas foram cunhadas por volta do ano 15 d.E.C. e podem mudar as teorias sobre a construção do Muro, há cerca de 2 mil anos. Durante séculos, se pensou que o muro havia sido construído pelo rei Herodes. Porém, Herodes morreu em 4 a.E.C., cerca de 20 anos antes da produção das moedas. Isso indica que o Muro foi finalizado por seus sucessores.

Uma das 17 moedas encontradas
sob o Muro das Lamentações


Arqueólogo israelense Eli Shukron, à esquerda,
mais abaixo, mostra onde as moedas foram achadas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O mundo dos mortos-vivos


Qualquer grande cidade brasileira enfrenta o desafio das drogas. Para nossa tristeza já é comum observarmos um número crescente de jovens viciados nos mais diferentes tipos de alucinógenos. Segundo estatísticas do Ministério da Saúde1 em 2005, 0,7% dos jovens entrevistados entre 14-17 anos já haviam experimentado o crack. Sabemos que a vida útil de um viciado em crack é de 5 anos o que torna urgente uma resposta da sociedade organizada frente a essa problemática.

Lendo um pouco mais sobre esse tema me deparei com inofrmações2 que apontam a expansão do crack no Rio Grande do Norte na ordem de 30% ao ano e que 90% dos crimes cometidos na capital do RN têm ligação com o trafico. Diante do exposto fica claro que já é hora de agirmos como igreja do Senhor a fim de evitarmos que nossas cidades e país se transforme em um amplo território de zumbis.

O Estado, a família e a Igreja têm que se unir para fazer frente a essa que é a mais significativa investida do inimigo em nossos dias. Mas, como lutar contra esse mal? Essa é uma questão fundamental para a solução do desafio das drogas no século XXI. Não ignoramos a ação maligna nesse negócio [Joa 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.], por isso nos apegamos a Deus e nos nutrimos Nele para orientar nossas ações, porém não desprezamos o valor de uma ação mais efetiva do Estado no que diz respeito a atender as populações mais vulneráveis do nosso país em suas necessidades básicas de emprego, moradia, saúde e educação. Sabemos que isso não é tudo, mas é de grande importância quando tratamos de uma temática tão complexa.
A família é outro contraponto nessa luta contra as drogas assim como a igreja. Uma dificuldade inerente aos nossos dias é que a família encontra-se em uma profunda crise de valores. O relativismo comum ao mundo pós-moderno, o distanciamento de Deus tem posto em cheque sua capacidade de formação das novas gerações.

Nesse dias para minha supressa pude constatar uma das fragilidades da família moderna em minha sala de aula. Quando perguntei numa prova para os alunos do 6º ano A, B e C quem era o fundador do cristianismo obtive a seguinte resposta:


Turma
Opções
Total
Maomé
Buda
Jesus
Não respondeu
6 ano A
29
24
02
03
-
6 ano B
39
23
02
14
-
6 ano C
24
15
03
02
04

Diante desse resultado pude constatar o quanto a educação religiosa deixou de fazer parte da vida familiar. O excesso do cientificismo tem riscado Deus do coração dos homens e em seu lugar colocado o materialismo com todo seu esplendor. O jovem doutrinado nessa filosofia de vida possui uma mente vazia que comanda um corpo também vazio e quem o pode segura-lo?

A família, uma instituição divina [1Co 6.16] nessas condições reproduz uma sociedade doente e sem cura. No salmo 127.1, o autor sacro faz a seguinte afirmação:

“SE o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”

Sem Deus não dar. O lar sem uma solida formação cristã está fragilizado diante das armadilhas de satanás. A droga é apenas um dos seus instrumentos de dominação e destruição [Joa 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.]. Nesse contexto cabe a igreja fortalecer a família para que ela ocupe o espaço que Deus a consagrou desde a criação.

A Igreja para cumprir com êxito essa função tem que mudar sua forma de atuação sem que para isso tenha que deixar de lado seus princípios e fundamentação teológica. Não podemos falar de Jesus como fazíamos a cerca de 50 anos atrás. Temos que tornar nossos cultos mais dinâmicos, atrativos para nossa gente e povos outros. Recursos existem é só empregá-los com sabedoria e ética.

A internet, o rádio, a TV são instrumentos que alcançam milhares de milhões, embora jamais substituam o contato pessoal, olho no olho são de grande importância para apresentar Deus a uma geração que não o conhece em sua eficácia.

As mensagens transmitidas a essa gente devem ser construídas sob a unção de Deus e na direção de um ouvinte pós-moderno. Sua contextualização é necessária ao tempo de hoje, sob o risco de não sermos entendidos.

A igreja precisa urgentemente mobilizar sua liderança e membros e sair de suas quatros paredes para visitarem os rios que cortam a nossa cidade [Potengi e Pintibu] e tomar ciência e sensibilizaram-se com a questão ambiental que envolve a poluição das águas, a morte dos peixes , a contaminação de alimentos tão necessários para os que estão fora da faixa mínima de consumo, muitas se não todas as vezes, fruto da ganância dos homens e seus empreendimentos destruidores da natureza criada. Ela precisa alertar a esses que os mesmos serão cristãos mais autênticos e verdadeiros na medida em que respeitarem o meio ambiente [criação de Deus] e que é possível crescer financeiramente nesse ou naquele negócio de forma honesta cooperando para o bem estar de todos.

Ela tem que sair a noite pelas ruas da cidade visualizando toda sorte de miséria humana. É preciso ver os drogados, as prostitutas, os loucos templos do consumo e suas vitimas vazias de Deus e de esperança: homens e mulheres em total e absoluta miséria espiritual. É necessário visitar os abrigos para idosos e sentir suas carências e descriminação frente a uma sociedade que só tem olhos para a juventude, culto ao corpo e outros, estando cegos e ignorantes a verdadeira sabedoria adquirida ao longo dos anos de vida. Nossos jovens precisam ver isso na prática.

É preciso que a igreja se sinta parte integrante da solução do problema e não mera expectadora alienada e distante da realidade do ambiente em que está inserida. Já é hora de deixarmos de ser meros reprodutores de cânticos fáceis, de teologias mirabolantes [prosperidade] incentivadora do consumismo que nos mata, segrega [crentes vitoriosos e derrotados, abençoados e não abençoados] como se Deus em nós fosse medido pela quantidade de dinheiro que arranjo em meu dia-a-dia e não pela consciência que tenho e ajo em prol de todos.

É necessário irmãos um novo avivamento espiritual prático como o que aprendemos teoricamente na nossa EBD, que contemple a dimensão Deus [vertical] e homem [horizontal]. Essa obra é necessária e urgente, pois não podemos perder terreno para o mundo dos mortos-vivos ou sermos os próprios mortos-vivos, não pela ação das drogas, mas pelo entorpecer da nossa humanidade frente às necessidades do outro. Creio firmemente que Cristo pensou e agiu ativamente em seu contexto social para torná-lo melhor. Porque não nós outros?

Alguns dias atrás eu estava lendo Genesis capítulo 19 que trata da destruição das cidades de Sodoma, Gomorra, Zoar, Adama e Seboim [Gn 14; Dt 29.22; Os 11.8]. Essas cidades eram notórias pela sua perversidade. Sodoma em Apocalipse é chamada de cidade do crime [Ap 11.8], portanto digna da justiça de Deus.

Comparando a trajetória da sociedade moderna com a de Sodoma e Gomorra e suas congêneres percebo uma perigosa semelhança. Hoje vemos milhares de homens e mulheres escravizados pelo vício cujos corações e mentes estão focados unicamente na busca do prazer assim como os habitantes de Sodoma, Gomorra e demais cidades impenitentes.

Nesse texto percebi que a perda da imagem e semelhança de Deus transforma o homem num bruto. Quando o homem abaixa-se a condição de bruto ou morto-vivo, já não existe mais propósito ou esperança a não ser sua própria ruína. O que se segue é a aplicação da justiça de Deus. Vejamos alguns exemplos históricos acerca desse principio.

·         O dilúvio – Gn 6. 12-14.
·         O cativeiro do reino de Israel e Judá.
·         A destruição de Nínive – Naum 2.
·         A destruição da Babilônia – 2Cr 36.22-23 [decreto de Ciro frente a uma babilônia conquistada].
·       Nova destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. – Mt 24.1-2 [profecia de Cristo que trata da destruição do templo e indiretamente da cidade de Jerusalém].
·         Outros.

A aplicação da justiça divina tem por objetivo a restauração da ordem anterior, é um novo recomeço. Creio que estamos muito próximo da chamada medida da iniqüidade [Gn 15.16]. Ela é que aciona todo um processo de tomada de contas por parte do criador. O mundo dos mortos-vivos é hoje uma grande ameaça que paira sobre todos nós. Como servos de Deus que somos não podemos ficar de braços cruzados. Sei que o esforço é coletivo, portanto não depende só da igreja, mas creio que está tem uma grande parcela a contribuir para evitar o caos anunciado.

Concluo esse breve texto me questionando a cerca do que tenho feito como Igreja do Senhor para modificar essa situação em que se encontra o mundo moderno. E você meu irmão? Já pensou nesse assunto? O mundo dos mortos-vivos já é uma realidade. Portanto:

“Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” João 9.4

Fontes:
 1.  CEBRID (Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas) - pesquisa do ano de 2005.
 2. Nominuto.com – Cidades – segunda-feira, 31/05/2010 – “Frente Parlamentar de Combate ao Crack é lançada em audiência pública”.

Missões Nacionais 2010 ( Cracolândia) por ricardacz9  no Videolog.tv.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Assembleia de Deus é atacada pelo exército de Miamar; Fiéis são sequestrados para serem escravos


A Igreja Assembleia de Deus em Muk Chyik, em Mianmar (país localizado no sul da Ásia) sofreu ataques por uma tropa do exército daquele país. Segundo informações do Gospel Prime, os soldados efetuaram disparos contra os fiéis no dia 06/11.

“Os militares de Mianmar desencadearam uma onda de terror contra civis num momento em que o regime está falando sobre reforma”, afirmou Benedict Rogers, da Christian Solidarity Wordwide (em tradução livre, Rede Cristã Mundial de Solidariedade). Um relatório desta entidade afirma que o Pastor Yajawng Hkawng foi torturado, assim como o diácono Hpalawng Hkawng Lum.

O ataque feito pelos soldados da 88ª Divisão de Infantaria Ligeira do Exército de Mianmar não se restringiu a tortura dos presentes no local. O mesmo relatório afirma cinquenta fiéis foram presos e obrigados a trabalharem como escravos, realizando o carregamento da tropa, que também levou o cofre da igreja, onde eram guardadas as ofertas e dízimos.

A crise pela qual os cristãos passam no país asiático é a mais severa dos últimos tempos, com relatos de assassinatos, torturas físicas e psicológicas, estupros e perseguição.

Fonte: Gospel+

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

[DEBATE] Deus, Um Delírio: O Debate - Richard Dawkins & John Lennox

Em nossa seção de VÍDEOS ESCOLARES [nas páginas extras] estou presenteando os irmãos com esse maravilhoso debate entre cristianismo e ateísmo. Passe lá e conheça o que temos de mais novo nesse debate secular.


sábado, 19 de novembro de 2011

Pesquisa aponta queda do ateísmo no Século 21; Cristianismo é a religião que mais cresce em todo o mundo


O relatório do estudo sobre religião produzido pelo “Status Global das Missões”, do “International Bulletin of Missionary Research” (IBMR) aponta que nos últimos onze anos, 300 pessoas por dia abandonaram o ateísmo, em todo o mundo.
Dados obtidos pelo estudo apontam que em 2000, o número de ateus era de 138.925.000, e caiu para 137.555.000, uma redução de 1,3 milhões de pessoas que passaram a crer em Deus. A pesquisa afirma ainda que no mesmo período, 2,7 milhões de pessoas descrentes passaram a ter alguma religião.
O jornalista Paulo Lopes reproduz em seu site dados que o site católico Religion en Libertad publicou de pesquisas feitas em 1970 pelo IBMR, e com esses números, foi constatado que nos últimos 41 anos o ateísmo perdeu 28 milhões de adeptos, porém no mesmo período, 100 milhões de pessoas tornaram-se agnósticas ou sem religião.
Dentre as religiões que mais cresceram entre 2000 e 2011, o cristianismo lidera com a conversão de 83 mil novos fiéis a cada dia, seguido de perto pelo islamismo, que atrai 79 mil pessoas diariamente. Segundo o estudo, há uma tendência de crescimento da fé em todo o mundo, e todas as religiões crescerão no século 21. Até mesmo o Judaísmo, que perdeu mais de 200 mil adeptos em 41 anos. O número, embora pareça pequeno, é considerável quando se analisa o contexto da religião, que praticamente é restrita aos judeus.
O site Holofote.Net publicou dados minuciosos da pesquisa em relação aos cristãos, que hoje, somam 2,28 bilhões de pessoas em todo mundo, sendo 1,160 bilhões de católicos e 1,125 bilhões de protestantes, divididos entre Pentecostais (612 milhões), Protestantes tradicionais (426 milhões), Anglicanos (87 milhões) e Ortodoxos (271 milhões).
A taxa de crescimento diária do cristianismo está dividida entre católicos (34 mil/dia), Pentecostais (37 mil/dia), Protestantes tradicionais (20 mil/dia), Anglicanos (3 mil/dia) e Ortodoxos (5 mil/dia).
Os grupos que questionam a trindade e a divindade de Cristo, como Testemunhas de Jeová e Mórmons, por exemplo, somam juntos, 35 milhões de pessoas e crescem a uma taxa de dois fiéis por dia, em todo o mundo.
Atualmente, os cristãos distribuem aproximadamente 71 milhões de exemplares da Bíblia Sagrada, e estima-se que existam 1, 740 bilhões de Bíblias em todo o mundo.
Fonte: Gospel+

O mundo dos mortos-vivos

Em breve estaremos postando "O mundo dos mortos-vivos". Nesse estudo estarei abordando de forma simples o problema dos vícios [drogas etc] sob o olhar bíblico. Aguardem.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vida cristã produtiva.

Texto bíblico: Salmos 146.2

“Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo”.

No dia 20 de outubro celebramos na Igreja Batista do Alecrim 100 anos do irmão Severino Neves. Desses 63 anos foram dedicados à casa do Pai, sendo que mais ou menos 20 anos como diácono. Quando lemos o salmo 146.2 logo o associamos a um conjunto de reflexão de natureza sapiencial comum ao Velho Testamento. Esse salmo é atribuído aos profetas Egeu ou Zacarias [viveram no século VI a.C.] conforme a versão grega da septuaginta. No verso em questão temos uma declaração de fé que se expressa numa inabalável vontade espiritual de servir ao Deus criador, a mesma vontade que caracteriza a vida do irmão Severino e de muitos outros que bem servem ao Senhor em suas igrejas.

Pensando sobre esse assunto cheguei à seguinte conclusão: “Uma vida cristã produtiva exige intimidade com Deus e testemunho da sua palavra.”

Bem irmão, é sobre esse assunto que desejo conversar com vocês nesse nosso espaço. O que é necessário para se ter uma vida cristã produtiva? Para responder a essa indagação levantei três hipóteses que passarei imediatamente a dissertá-las:

1.      Devemos ter uma vida consagrada a Deus.

No livro de 2Reis 22 e 23 a bíblia nos fala do rei Josias e sua decisão em consagra-se ao Senhor.  Josias mesmo com pouca idade percebeu a necessidade de andar conforme a lei de Deus e nos seus 31 anos de reinado [2Reis 22.1] fez desse propósito a principal marca do seu governo

·         Humilhou-se diante de Deus e obteve o seu favor [2Reis 22. 18-19].
·         Conclamou o povo a se consagrar ao Senhor [2Reis 23.1-3].
·         Mandou purificar o templo [2Reis 23.4-14].
·         Profanou e derribou o altar de Betel [2Reis 23.15-20]
·         Celebrou a páscoa [ 2reis 23.21-23].

Olhando melhor para 2Reis 22 e 23, fica claro a sua disposição em:

a.      dizer não ao pecado [2Reis 22.2].
b.      está disponivel para o trabalho de Deus [2Reis 22.2].
c.       se submeter à vontade de Deus [2Reis 22.11].

Em cada ato da sua vida pode glorificar a Deus com sua completa consagração pessoal. Em 2Reis 23.25. O autor de 2Reis conclui a bibliografia do rei Josias com a seguinte expressão:

“E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.”

Quando o saudoso irmão Francisco esposo da irmã Lica se decidiu para o Senhor, após 17 anos de oração da sua mulher. Ela nos contou que em diversas ocasiões que ele chorava profundamente arrependido pelo tempo em que esteve distante de Deus. Dizia ele: “Eu me arrependo por não ter tomado essa decisão mais cedo em minha vida”. Enquanto esteve conosco se consagrava a cada dia. Junto com sua esposa não faltavam aos cultos, sendo presença constante em nossas reuniões de oração nos lares ou nas demais atividades da igreja. Apesar de ser uma pessoa de pouca conversa sempre aconselhava a todos que era muito bom servir ao Senhor.

Diante desses testemunhos fica o questionamento: Será que estamos nos consagrando ao Senhor “com todo o seu [nosso] coração, com toda a sua [nossa] alma e com todas as suas [nossas] forças”? O rei Josias e o irmão Francisco são testemunhos vivos contra a nossa acomodação espiritual.

É necessário atitude, pois: “Uma vida cristã produtiva exige intimidade com Deus e testemunho da sua palavra.”

2.      Devemos manter uma vida devocional – 2Ti 2.15

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

Nesse verso o apóstolo Paulo adverte ao jovem Timóteo a buscar a cada dia o conhecimento da palavra para dessa forma poder transmiti-la com autoridade a todos que buscarem a razão da sua fé. Timóteo deveria proclamar o evangelho sem desvios [2Ti 2. 14-16] e para isso deveria manter sua mente e coração focados da palavra.

Não existe mensagem de salvação de um coração vazio, ou conteúdo de quem nada tem. É necessário a todos aqueles que militam no reino tenham uma vida devocional ativa. É importante nos conscientizarmos que a meditação na palavra e a oração são combustíveis da nossa fé e força para nossos músculos espirituais. Vejam alguns exemplos de vida devocional na própria bíblia

·         Daniel orava três vezes ao dia – Dn 6.10.
·         Cristo orou durante toda uma noite – Lucas 6.12.
·         O salmista meditava na lei do Senhor dia e noite – Salmos 1.2.

Nesses dias vimos o excelente trabalho produzido pela Igreja Batista de Goianinha. Segundo o Pr. Eude a igreja passou 40 horas em oração e pregação da palavra. Nesse processo toda a região de Goianinha foi impactada com cultos relâmpagos diários que tinha em média mais de 50 participantes. A culminância de todo esse trabalho se deu com um grande culto em praça pública que teve em torno de 5 mil almas.

A igreja Batista de Goianinha se empenhou profundamente em sua consagração espiritual e na sua vida devocional. Se realmente amamos o nosso Deus naturalmente teremos prazer na sua palavra e oração.

Como anda tua vida devocional? Deus nesses últimos dias tem falado ao irmão ou irmã através da sua palavra? Suas orações têm sido respondidas? Você tem sentido a presença de Deus em sua vida? Irmãos, uma vida produtiva espiritualmente passa pela meditação da palavra e oração.  Estão dispostos a pagar o preço? Não se esqueçam: Uma vida cristã produtiva exige intimidade com Deus e testemunho da sua palavra.

3.      Devemos dar um ótimo testemunho através da nossa vida.

O autor de Hebreus 12.1 faz a seguinte advertência:

“PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,”

As palavras do escritor de hebreus ecoam ao longo dos séculos chegando aos nossos dias. Nesse mundo pós-moderno onde os discursos estão desassociados da pratica, onde o corromper, o falsear se confunde com valores à igreja cristã é chamada a dar um bom testemunho. Lembre-se: existe uma grande nuvem de testemunhas [Hebreus 11 – heróis da fé]. Portanto, não podemos falhar

Um bom testemunho do Deus vivo exige:

·         Firmeza na obra de Deus (2Tim 2.19 - Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo : O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.).
·         Paciência nos momentos difíceis dos quais vão exigir a prova da nossa fé (Ec 7.8 - Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.).

Nesse momento lembro-me da irmã Toinha. Essa senhora foi parteira no bairro do Alecrim nos anos 50. Mulher de testemunho inequívoco.  Conta-se que ao ministrar os partos cantava louvores ao Senhor. Outro dos seus feitos era abrigar os retirantes da seca em sua casa e celebrar com todos seus amigos e irmãos seu aniversário no mês de janeiro. Nesse dia havia um grande culto público que compareciam um bom número de pessoas do bairro para honrá-la pelo seu excelente testemunho de serva do Deus vivo. Essa grande mulher de Deus faleceu no ano de 1990, mas por muito tempo as pessoas continuavam a perguntar por ela. Irmão Toinha era uma serva de testemunho.

A recompensa do servo fiel é poder coopera com o crescimento do reino de Deus nessa vida e depois dela gozar a eternidade com o Senhor.

“A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;” Rm 2.7

Meus irmãos como andam o teu testemunho pessoal da nossa igreja [entendendo que a igreja somos todos nós]? Estamos sendo benção ou maldição na vida daqueles que estão no pecado? O que fazemos tem afastado ou acolhido os pecadores no meio de nós? É importante sabermos que uma vida cristã produtiva está intimamente ligada ao nosso testemunho pessoal.

Hoje Deus desafia-nos:

·         A ser mais produtivo em seu reino.
·         A nos consagramos mais.
·         A cultivar uma vida devocional produtiva.
·        A testemunhar da sua graça e do seu amor através das nossas vidas.

Portanto, cabe a cada um de nós assumirmos um compromisso com Deus em cultivar uma vida cristã produtiva com plena intimidade com Deus e rica em testemunho pessoal.

Que o grande Deus possa iluminar a todos no entendimento da sua palavra. Amém!


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Colégio Bereiano - Amostra de Ciências.

Narrativas bíblicas


Nesse domingo apresentei a igreja à introdução as narrativas bíblicas do Antigo Testamento. Inicialmente abordamos a historicidade do cristianismo. O cristianismo é histórico porque ocorreu dentro de um tempo, por meio de uma nação [Israel] e uma pessoa [Jesus Cristo]. Contudo, essa revelação não foi registrada da mesma forma como se produz história em nossos dias. A razão para isso é bem simples:

·         Seu registro é mais um testemunho do que um registro histórico.
·         Seu registro é uma confissão de fé.

Os escritores da bíblia não estavam interessados em produzir uma história universal. O que eles queriam mesmo era contar sua relação com o Deus Criador e a sua condição de nação escolhida e povo santo. Esse pensamento estava na cabeça do salmista como afirmou:

 “Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao Senhor.” Sl 147.20

A escolha das fontes e matérias a ser registrado foi totalmente tendenciosa. Ao lermos as narrativas bíblicas do Antigo Testamento notamos a ausência dos pensadores gregos, bem como dos grandes impérios do passado. Esses só aparecem no cenário bíblico quando de alguma forma estão em conexão com a vida do povo israelita.

Nas narrativas quem está em evidência são personagens como Abraão, Moisés, Davi, Isaias e Jesus Cristo, ou seja, pessoas simples que passariam despercebidas em relação aos grandes vultos da história de sua época, porém jamais de Deus. Diante do exposto concluímos: a história bíblica é a história da salvação. Apesar das “omissões” [no sentido moderno de história] ela não deixa de contar a história da humanidade. Para tanto trata desse assunto desde seu principio [Gn 1.1 - NO princípio criou Deus os céus e a terra.] até seu epílogo [Ap 21.1,5 - E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.].

A história do mundo cristão passou a ser dividido em a.C. [Antes de Cristo] e d.C. [Depois de Cristo], assim como a bíblia em Antigo Testamento [Antecipa a chegada do messias] e Novo Testamento [conta a história da sua vida, morte, ressurreição e suas implicações sobre sua igreja].

Antigo Testamento

Quando pensamos em Antigo Testamento temos a seguinte estrutura:

a)      É uma biblioteca de 39 volumes.
b)      Cada volume ocupa seu espaço no livro santo a partir do seu gênero: histórico, poético e profético.

a.       Histórico:

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.

b.      Poético:

Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, O canto dos cantos.

c.       Profetas

Maiores: Isaias, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel.
Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

A criação é a primeira narrativa do livro sagrado. O capítulo um e dois de Gênesis é uma clara declaração da universalidade de Deus. Iavé ao contrário Quemos deus moabita ou de Milcom e Moloque deus dos amonitas, era o Senhor de toda Terra.

A narrativa da criação é centrada no homem e na terra no sentido que sua história é deliberadamente exposta nessa perspectiva dos homens, mas totalmente centrada em Deus, uma vez que toda iniciativa da criação repousa sobre Ele.

Expressões como: No princípio, criou Deus ... e disse Deus ... e viu Deus ... e chamou Deus ... e abençoou Deus ... Deus fizera é uma clara sinalização dessa centralidade da criação. Quando comparamos a narrativa bíblica com as demais do Oriente Médio logo se percebe a sua superioridade. A narrativa bíblica é simples, austera, monoteísta, ética e sublime. As demais são grosseiras e imorais. Vejam abaixo uma narrativa de origem egípcia.

“Segundo o mito Heliopolitano, a criação iniciou-se na cidade de Heliopólis. Um pequeno Monte emergiu no oceano primordial chamado de Num. Nesse morro o deus solitário identificado com o nome de Atum, masturbou-se e deu origem a um casal, Tenuft e Shu. Este era a divindade masculina associada com o Ar que há entre o céu e a terra, ao passo que aquele era apresentado como princípio feminino responsável pelo orvalho, pela umidade. Essas duas deidades uniram-se e geraram Geb e Nut. O primeiro é considerado como o deus da terra (ou era própria terra) e era identificado como masculino; ao segundo, por sua vez, era veiculada a feminilidade e representava o céu (ou era o próprio céu). Estas duas divindades casaram-se. Atum, o deus solitário, opôs-se a essa união e determinou a Shu que os mantivesse separados. Por isso, durante o dia eles ficavam afastados. Geb na parte inferior e Nut sobre ele, erguida por seu pai Shu. Durante a noite, Shu dormia e as duas divindades coabitavam. Esse fato deu origem aos deuses que completaram a formação do cosmo: Osíris e Seth, machos; Íris e Nephtis, fêmeas.”

A criação segundo a palavra de Deus.

Quando pensamos sobre a criação devemos ter certa medida de prudência. Não devemos confundir declarações bíblicas com interpretações humanas falíveis. Ao examinar com cuidado o texto sagrado nos deparamos com a seguinte situação:

·         Tudo começa com Deus.
·         Prossegue em estágios progressivos.
·         Termina com o homem.

Partindo desse princípio alguns teólogos como John Stott e Strong não vêem com muito embaraço certa aproximação entre o pensamento criacionista e o evolucionista. Para esses estudiosos a idéia da criação em seis dias literais não encontra base bíblica, nem muito menos apoio na ciência. Eles também rejeitam a idéia da progressão única [seleção natural] comum ao pensamento evolucionista, em lugar disso propões a idéia de mudanças múltiplas, bruscas e irregulares e em alguns casos saltos inexplicavelmente significativos.  A tese do acaso nem passa pelas cabeças desses estudiosos, visto que a criação foi devidamente planejada por Deus. Para esses teólogos alguma espécie de desenvolvimento evolucionário serviu ao propósito de Deus em sua criação.

É aceitável a idéia da existência dos hominídeos [algo parecido com o homem moderno]. Esses brutos existiram antes do primeiro Adão e muito provavelmente tiveram algum tipo de evolução cultural [pintura, enterro dos seus mortos...] até que num dado momento através de um ato soberano de Deus esse bruto foi transformado no primeiro Adão [Gen 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.].

Esse sopro é que fez toda a diferença entre a natureza do bruto e do homem. Não existe nenhum parâmetro físico para definirmos essa imagem de Deus, a não ser a racionalidade, os valores morais e éticos que Deus implantou no coração do Bruto.

Quando nos detemos um pouco mais na palavra e procuramos dados acerca desse primeiro momento da criação do homem nos deparamos como as seguintes informações:

“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” Gn 2.14.

E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão. E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.
Gn 4.20-22

“E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.” Gn 4.2

A grosso modo as características que se apresentam nesses versos são do final do Paleolítico e inicio do Neolítico, portanto, 6000 a.C. De acordo com a ciência o Paleolítico é marcado pela coleta de alimentos e caça. O Neolítico pelo desenvolvimento de técnicas agrícolas e posteriormente pela fundição dos metais. O próprio Adão e seus descendentes estão enquadrados dentro dessas culturas. Portanto, a criação de Adão é tardia em relação a tudo mais criado por Deus.

De uma forma geral esses estudiosos não rejeitam completamente a teoria da evolução, contudo são contundentes em afirmar que Deus controlou todo esse processo e que soberanamente governa a história da humanidade

domingo, 13 de novembro de 2011

Jotta A e Michely Manuely - Aleluia



Meus irmãos, recebam esse presente de Deus. Tenham um ótimo final de semana e fiquem na paz de Deus.

O mar morto ressuscitou


Para surpresa geral, e depois de uma intensa campanha que uniu israelenses, jordanianos e palestinos, o Mar Morto foi excluído da lista que selecionou sete maravilhas naturais do mundo, promovida pela Fundação New7Wonders, que elegeu a Floresta Amazônica e as Cataratas do Iguaçu. Porém, o Mar Morto pode conter mais vida do que se supõe. Pesquisadores alemães, do Instituto de Microbiologia Marinha Max Planck, e israelenses, da Universidade Ben Gurion, afirmam terem detectado micro-organismos vivos em fissuras no fundo do mar e localizado novas fontes de água doce. A confirmação ainda deve demorar, já que a exploração teve início este mês.


Fonte: Jornal Alef - Ano 16 | Edição 1.598 | 13 de novembro de 2011 | Domingo

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Autoridades iranianas estariam pressionando novamente o Pastor Yousef Nadarkhani para negar a Cristo


O caso do Pastor Yousef Nadarkhani continua chamando atenção da mídia pelo desencontro de informações a seu respeito. Após terem sido veiculadas notícias em diversos sites e agências especializadas, sobre o cancelamento da sentença de morte por apostasia, a possibilidade de pena máxima continua existindo, segundo o site Portas Abertas.

Informações de que as autoridades iranianas estariam insistindo para que o Pastor Nadarkhani negasse o cristianismo, e tentando influenciá-lo com livros da religião muçulmana, voltaram a surgir.

Nadarkhani recebeu um livro intitulado “A Mensagem das Duas Eras”, que aborda o Novo e o Velho Testamento, e insinua que a religião cristã é uma farsa, argumento usado para provar a superioridade do Islamismo.

Não há informações a respeito do comportamento do Pastor Yousef sobre essa pressão para que ele negue o cristianismo. Especialistas também afirmam que há a possibilidade de que essa tática utilizada pelas autoridades iranianas seja uma nova chance para que Nadarkhani reavalie sua posição de não negar sua fé.

Relatos apontam para uma opressão governamental do Irã sobre as minorias religiosas no país. Agências especializadas em missões afirmam que o governo de Mahmooud Ahmadinejad, o atual presidente do Irã, é o que mais tem castigado pessoas que não são adeptas do islamismo.

Fonte: Gospel+

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Para conter crescimento do cristianismo, muçulmanos criam rádio com falsa mensagem cristã


Uma organização do Irã planeja criar uma emissora de rádio via internet denominada “A voz de Cristo” para responder aos muçulmanos, perguntas relacionadas ao cristianismo. A “Haghighat-e-sabz-e-Gilan” (A verdade verde de Gilan), responsável pela iniciativa recentemente anunciada, afirma que o objetivo é reforçar a importância do Islamismo, mostrando sua superioridade em relação ao cristianismo.

A agência de notícias cristãs Mohabat News informa que essa organização foi recém criada, para segundo o líder, Mohammad-Reza Mahboob “identificar os principais ensinamentos religiosos sobre o Islã e o Cristianismo, e ser sensível às questões religiosas”.

Mahboob está organizando uma série de conferências denominada “A jornada do Cristianismo ao Islamismo”, pois haveria uma quantidade considerável de jovens muçulmanos interessados em conhecer o estilo de vida ocidental e a religião cristã. Na conferência, planeja-se mostrar testemunhos de pessoas que eram cristãs e se converteram ao islamismo.

Segundo o Gospel Prime, um fato inusitado sobre a organização e seus eventos, é que ambos receberam apoio do Gabinete da Cultura e Orientação Islâmica da província de Gilan e do Escritório de Propagação do Seminário Islâmico de Qom.

Especula-se que essa iniciativa seja uma tentativa de tirar a atenção do caso do Pastor Yousef Nadarkhani, que foi preso sob a acusação de apostasia do islamismo, e tem seu caso sendo analisado pelo Tribunal de Gilan. Outro ponto observado é que essa emissora de rádio e os eventos organizados pretendem reduzir a rejeição dos jovens iranianos à religião islâmica.

Fonte: Gospel+

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Uma prova de amor cristão

A humanidade surpreende. É tão fácil não se importar, é tão fácil dizer um não. O difícil é abrir o coração, dar consolo, estender as mãos em meio as trevas da incompreensão e ignorância. Fico sempre feliz ao ler notícias como essas. Pessoas que arriscaram a vida por outras pessoas sem o desejo de serem notadas ou qualquer outro motivo a não ser o de se sensibilizar com a dor do seu irmão. Essa lição tem que ser imitada por todos os homens e mulheres de boa vontade. O cristianismo é prático. Seus frutos não se encontram nos sorrisos amarelos, nos abraços das conveniências, mas na luta do dia-a-dia. Se amo ou não amo a Deus por meio do que penso e faço ao meu próximo.


Memorial em Jerusalém distingue Ir.ª belga


Uma religiosa belga foi proclamada «Justa entre as Nações» no memorial do Holocausto "Yad Vashem" em Jerusalém. A Irmã Marie-Véronique (nome secular Philomène Smeers) – assim se chamava a religiosa – foi de 1929-1951 superiora do convento das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, na La Hulpe (Terhulpen), no sudeste da periferia de Bruxelas. Durante a ocupação alemã, Madre Marie- Véronique escondeu no seu convento jovens judias, salvando-as da deportação para campos de extermínio. Madre Marie-Véronique morreu em 1973 na venerável idade de 98 anos.
[Fonte: jornal da Madeira -online]

Que Deus nos ajude. Amém!

domingo, 6 de novembro de 2011

IBA #DtNaMinhaIgreja - Quão Grande és Tú - Natal-RN HD

Palestinos prometem batalha por Jerusalém na Unesco


Depois de conseguirem um assento como membros plenos na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os palestinos prometem agora dar os primeiros passos para garantir o reconhecimento de pelo menos 20 locais como Patrimônios da Humanidade palestinos. A petição deve incluir Jerusalém, cidade disputada por Israel e Palestina como capital de seus respectivos Estados e que Israel considera "indivisível".

"Haverá uma batalha dentro da Unesco por Jerusalém e por cerca de 20 locais de patrimônio histórico que não foram registrados como lugares palestinos", disse Sabri Saidam, assessor do presidente palestino Mahmud Abbas.

A Basílica da Natividade, em Belém, onde Jesus teria nascido, é outro lugar que ocupa o topo da lista. Os palestinos já tinham apresentado a candidatura de Belém este ano, mas foi negada devido ao status de observador. "Também esperamos nos beneficiar das diferentes iniciativas realizadas pela Unesco, das quais estivemos privados", completou Saidam.

A Unesco oferece treinamento aos palestinos para planos de conservação dos sítios histórico-culturais desde 2002. Como estado membro, a Palestina poderá receber a partir de agora mais ajuda financeira para a manutenção do patrimônio.

Por outro lado, a Unesco terá que reorganizar seu orçamento após o anúncio da suspensão das contribuições dos Estados Unidos e do Canadá, que se posicionaram contra a entrada da Palestina na organização internacional. Só a ajuda anual dos Estados Unidos corresponde a cerca de US$ 70 bilhões, 22% do orçamento da organização.

As cidades milenares de Jericó e Hebron serão incluídas na nova lista palestina de candidaturas a patrimônios histórico-culturais da Unesco. A Caverna dos Patriarcas, em Hebron, e o Túmulo de Raquel, em Belém, considerados sagrados para os judeus religiosos, são os que devem causar mais disputa entre Israel e Palestina, depois de Jerusalém.

No ano passado, o governo do premiê Benjamin Netanyahu os incluiu na lista de projetos para a Unesco como patrimônio nacional israelense. "O Túmulo de Raquel também é parte da herança muçulmana. Israel anexou esta parte e afastou a população cristã e muçulmana de Belém de visitá-lo", disse Saidam. "Queremos preservar os locais palestinos e abri-los para todas as religiões", prometeu o assessor.

O Mar Morto, cuja extensão se divide entre Israel, Palestina e Jordânia, é atualmente um dos candidatos a nova maravilha do mundo e também será pleiteado pelos palestinos na Unesco como patrimônio natural. "É considerado território em disputa, nós temos acesso a 40km de margem sobre toda a sua longitude, e não temos pleno acesso", reclama Saidam.

Por outro lado, o Ministério do Turismo de Israel avalia que não deve haver grandes controvérsias entre israelenses e palestinos dentro da Unesco. "É muito claro para o programa da Unesco que tudo que está registrado sob o Estado de Israel é patrimônio histórico de Israel. Qualquer coisa de fora, não é nosso", diz o assessor, Mordechai Beck.

A incerteza, porém, continuaria pairando sobre Jerusalém. "No mapa de Patrimônios Históricos da Unesco, a Cidade Antiga de Jerusalém está sob um status especial. Não é de Israel, nem cidade de ninguém. É algo especial", reconhece Beck.

Represálias e estratégias

Nessa terça-feira, o governo do premiê israelense Benjamin Netanyahu anunciou a aceleração das construções em Jerusalém Oriental, reivindicada pelos palestinos para o futuro Estado e o congelamento da transferência de recursos à Autoridade Palestina (AP) por tempo indeterminado.

As medidas seriam uma represália contra o reconhecimento da Palestina na Unesco, que Israel alega ter sido uma decisão unilateral dos palestinos para evitar as negociações do processo de paz. "Vamos continuar a desenvolver Jerusalém, seus bairros e pessoas", declarou Netanyahu no Congresso (Knesset), mas destacou desta vez que não era uma punição aos palestinos, mas um "direito básico".

Por sua vez, depois da entrada na Unesco, os palestinos estudam os procedimentos de adesão a outras 16 agências da ONU. "Somos gratos a todos os nossos amigos - inclusive o Brasil, e sentimos que é uma oportunidade para aqueles que se opõem a nossa moção no Conselho de Segurança da ONU e para aqueles que se opuseram a nossa moção na Unesco para reconsiderar suas posições", afirmou o assessor de Abbas.
Saidam não descartou que os palestinos voltem às armas caso essas iniciativas não levem ao reconhecimento dos direitos dos palestinos à autodeterminação. "A Terceira Intifada seria uma das coisas que podem acontecer", concluiu

Fonte: VIVIANE VAZ
Especial para Terra



sábado, 5 de novembro de 2011

Ministro da Defesa de Israel não descarta ataque contra o Irã


A semana foi agitada em Israel desde que surgiram rumores de que o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, e seu ministro da Defesa, Ehud Barak, estariam convencidos de que Israel deveria atacar o Irã imediatamente para evitar que o país dos aiatolás obtenha um arsenal nuclear. Segundo estes rumores, haveria resistências dentro do gabinete de Netanyahu e também nos serviços secretos israelenses, o Mossad (externo) e o Shin Bet (interno). Nesta sexta-feira, Barak deu entrevista ao canal britânico BBC e afirmou que a opção militar não está descartada. O Jerusalem Post conta:

“Proponho que esperemos para ver o relatório da AIEA [a Agência Internacional de Energia Atômica]“, disse, afirmando acreditar que se eles “tiveram coragem de dizer francamente o que sabem sobre o programa nuclear [do Irã]“, o mundo entenderá que a ameaça do Irã é internacional. (…) O ministro repetiu a posição de Israel de que o Irã não pode obter armas nucleares e que nenhuma opção para este fim deve ser tirada da mesa.”
Barak se refere ao relatório que a AIEA divulgará na semana que vem, atualizando suas percepções sobre se o programa nuclear iraniano tem fins pacíficos, como afirma Teerã, ou se têm um fundo militar, como temem Israel, Estados Unidos, muitos países europeus e boa parte da comunidade internacional.

Pressionado pelos rumores de que será atacado por forças israelenses e, possivelmente, do Reino Unido e dos Estados Unidos, o Irã tem tentado reagir à guerra de informação. E seu alvo primordial é o governo americano. Nesta sexta-feira, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, divulgou dois documentos que seriam “provas irrefutáveis” de que os EUA têm realizado “ataques terroristas” no Irã. Jalili se refere à morte de vários cientistas nucleares iranianos em condições suspeitas nos últimos anos. Ele fez as declarações durante uma manifestação (que incluiu a queima de bandeiras dos EUA, como mostra a foto abaixo) para comemorar os 32 anos da tomada da embaixada americana em Teerã, que ocorreu durante a Revolução Iraniana, em 1979.