terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vida cristã produtiva.

Texto bíblico: Salmos 146.2

“Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo”.

No dia 20 de outubro celebramos na Igreja Batista do Alecrim 100 anos do irmão Severino Neves. Desses 63 anos foram dedicados à casa do Pai, sendo que mais ou menos 20 anos como diácono. Quando lemos o salmo 146.2 logo o associamos a um conjunto de reflexão de natureza sapiencial comum ao Velho Testamento. Esse salmo é atribuído aos profetas Egeu ou Zacarias [viveram no século VI a.C.] conforme a versão grega da septuaginta. No verso em questão temos uma declaração de fé que se expressa numa inabalável vontade espiritual de servir ao Deus criador, a mesma vontade que caracteriza a vida do irmão Severino e de muitos outros que bem servem ao Senhor em suas igrejas.

Pensando sobre esse assunto cheguei à seguinte conclusão: “Uma vida cristã produtiva exige intimidade com Deus e testemunho da sua palavra.”

Bem irmão, é sobre esse assunto que desejo conversar com vocês nesse nosso espaço. O que é necessário para se ter uma vida cristã produtiva? Para responder a essa indagação levantei três hipóteses que passarei imediatamente a dissertá-las:

1.      Devemos ter uma vida consagrada a Deus.

No livro de 2Reis 22 e 23 a bíblia nos fala do rei Josias e sua decisão em consagra-se ao Senhor.  Josias mesmo com pouca idade percebeu a necessidade de andar conforme a lei de Deus e nos seus 31 anos de reinado [2Reis 22.1] fez desse propósito a principal marca do seu governo

·         Humilhou-se diante de Deus e obteve o seu favor [2Reis 22. 18-19].
·         Conclamou o povo a se consagrar ao Senhor [2Reis 23.1-3].
·         Mandou purificar o templo [2Reis 23.4-14].
·         Profanou e derribou o altar de Betel [2Reis 23.15-20]
·         Celebrou a páscoa [ 2reis 23.21-23].

Olhando melhor para 2Reis 22 e 23, fica claro a sua disposição em:

a.      dizer não ao pecado [2Reis 22.2].
b.      está disponivel para o trabalho de Deus [2Reis 22.2].
c.       se submeter à vontade de Deus [2Reis 22.11].

Em cada ato da sua vida pode glorificar a Deus com sua completa consagração pessoal. Em 2Reis 23.25. O autor de 2Reis conclui a bibliografia do rei Josias com a seguinte expressão:

“E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.”

Quando o saudoso irmão Francisco esposo da irmã Lica se decidiu para o Senhor, após 17 anos de oração da sua mulher. Ela nos contou que em diversas ocasiões que ele chorava profundamente arrependido pelo tempo em que esteve distante de Deus. Dizia ele: “Eu me arrependo por não ter tomado essa decisão mais cedo em minha vida”. Enquanto esteve conosco se consagrava a cada dia. Junto com sua esposa não faltavam aos cultos, sendo presença constante em nossas reuniões de oração nos lares ou nas demais atividades da igreja. Apesar de ser uma pessoa de pouca conversa sempre aconselhava a todos que era muito bom servir ao Senhor.

Diante desses testemunhos fica o questionamento: Será que estamos nos consagrando ao Senhor “com todo o seu [nosso] coração, com toda a sua [nossa] alma e com todas as suas [nossas] forças”? O rei Josias e o irmão Francisco são testemunhos vivos contra a nossa acomodação espiritual.

É necessário atitude, pois: “Uma vida cristã produtiva exige intimidade com Deus e testemunho da sua palavra.”

2.      Devemos manter uma vida devocional – 2Ti 2.15

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

Nesse verso o apóstolo Paulo adverte ao jovem Timóteo a buscar a cada dia o conhecimento da palavra para dessa forma poder transmiti-la com autoridade a todos que buscarem a razão da sua fé. Timóteo deveria proclamar o evangelho sem desvios [2Ti 2. 14-16] e para isso deveria manter sua mente e coração focados da palavra.

Não existe mensagem de salvação de um coração vazio, ou conteúdo de quem nada tem. É necessário a todos aqueles que militam no reino tenham uma vida devocional ativa. É importante nos conscientizarmos que a meditação na palavra e a oração são combustíveis da nossa fé e força para nossos músculos espirituais. Vejam alguns exemplos de vida devocional na própria bíblia

·         Daniel orava três vezes ao dia – Dn 6.10.
·         Cristo orou durante toda uma noite – Lucas 6.12.
·         O salmista meditava na lei do Senhor dia e noite – Salmos 1.2.

Nesses dias vimos o excelente trabalho produzido pela Igreja Batista de Goianinha. Segundo o Pr. Eude a igreja passou 40 horas em oração e pregação da palavra. Nesse processo toda a região de Goianinha foi impactada com cultos relâmpagos diários que tinha em média mais de 50 participantes. A culminância de todo esse trabalho se deu com um grande culto em praça pública que teve em torno de 5 mil almas.

A igreja Batista de Goianinha se empenhou profundamente em sua consagração espiritual e na sua vida devocional. Se realmente amamos o nosso Deus naturalmente teremos prazer na sua palavra e oração.

Como anda tua vida devocional? Deus nesses últimos dias tem falado ao irmão ou irmã através da sua palavra? Suas orações têm sido respondidas? Você tem sentido a presença de Deus em sua vida? Irmãos, uma vida produtiva espiritualmente passa pela meditação da palavra e oração.  Estão dispostos a pagar o preço? Não se esqueçam: Uma vida cristã produtiva exige intimidade com Deus e testemunho da sua palavra.

3.      Devemos dar um ótimo testemunho através da nossa vida.

O autor de Hebreus 12.1 faz a seguinte advertência:

“PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,”

As palavras do escritor de hebreus ecoam ao longo dos séculos chegando aos nossos dias. Nesse mundo pós-moderno onde os discursos estão desassociados da pratica, onde o corromper, o falsear se confunde com valores à igreja cristã é chamada a dar um bom testemunho. Lembre-se: existe uma grande nuvem de testemunhas [Hebreus 11 – heróis da fé]. Portanto, não podemos falhar

Um bom testemunho do Deus vivo exige:

·         Firmeza na obra de Deus (2Tim 2.19 - Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo : O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.).
·         Paciência nos momentos difíceis dos quais vão exigir a prova da nossa fé (Ec 7.8 - Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.).

Nesse momento lembro-me da irmã Toinha. Essa senhora foi parteira no bairro do Alecrim nos anos 50. Mulher de testemunho inequívoco.  Conta-se que ao ministrar os partos cantava louvores ao Senhor. Outro dos seus feitos era abrigar os retirantes da seca em sua casa e celebrar com todos seus amigos e irmãos seu aniversário no mês de janeiro. Nesse dia havia um grande culto público que compareciam um bom número de pessoas do bairro para honrá-la pelo seu excelente testemunho de serva do Deus vivo. Essa grande mulher de Deus faleceu no ano de 1990, mas por muito tempo as pessoas continuavam a perguntar por ela. Irmão Toinha era uma serva de testemunho.

A recompensa do servo fiel é poder coopera com o crescimento do reino de Deus nessa vida e depois dela gozar a eternidade com o Senhor.

“A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;” Rm 2.7

Meus irmãos como andam o teu testemunho pessoal da nossa igreja [entendendo que a igreja somos todos nós]? Estamos sendo benção ou maldição na vida daqueles que estão no pecado? O que fazemos tem afastado ou acolhido os pecadores no meio de nós? É importante sabermos que uma vida cristã produtiva está intimamente ligada ao nosso testemunho pessoal.

Hoje Deus desafia-nos:

·         A ser mais produtivo em seu reino.
·         A nos consagramos mais.
·         A cultivar uma vida devocional produtiva.
·        A testemunhar da sua graça e do seu amor através das nossas vidas.

Portanto, cabe a cada um de nós assumirmos um compromisso com Deus em cultivar uma vida cristã produtiva com plena intimidade com Deus e rica em testemunho pessoal.

Que o grande Deus possa iluminar a todos no entendimento da sua palavra. Amém!


Um comentário:

  1. Bom dia.

    Um passagem das Escrituras, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia as Escrituras de Deus, pois ela sempre fala ao nosso ser.

    1ª TESSALONICENSES - CAPÍTULO 5

    19 Não extingais o Espírito.
    20 Não desprezeis as profecias.
    21 Examinai tudo. Retende o bem.
    22 Abstende-vos de toda a aparência do mal.
    23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.
    24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
    25 Irmãos, orai por nós.
    26 Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.
    27 Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos.
    28 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.


    Abra o coração e o entendimento, humilhe-se perante o Senhor, o que é do homem sem Deus, o que podemos sem ele, busque o discernimento das coisas de Deus, permita que o Espírito Santo de Deus oriente seu caminho e suas ações, mas não dá maneira que você quer, com horário marcado e retorno definido, sujeite-se a vontade de Deus.

    Tenha Fé, pois a palavra de Deus nos diz, que em nos convertermos e em repousar no Senhor é que está a nossa salvação; no sossego e na confiança em Deus é que está a nossa força. A escolha é sua, é minha, de aceitar e acreditar no Deus que tudo criou, que tudo pode.
    ( Isaías cap.30-15)

    Alegrai-vos no Senhor pois ele se alegra em nós!


    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!
    Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida

    ResponderExcluir

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.