sábado, 5 de novembro de 2011

Ministro da Defesa de Israel não descarta ataque contra o Irã


A semana foi agitada em Israel desde que surgiram rumores de que o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, e seu ministro da Defesa, Ehud Barak, estariam convencidos de que Israel deveria atacar o Irã imediatamente para evitar que o país dos aiatolás obtenha um arsenal nuclear. Segundo estes rumores, haveria resistências dentro do gabinete de Netanyahu e também nos serviços secretos israelenses, o Mossad (externo) e o Shin Bet (interno). Nesta sexta-feira, Barak deu entrevista ao canal britânico BBC e afirmou que a opção militar não está descartada. O Jerusalem Post conta:

“Proponho que esperemos para ver o relatório da AIEA [a Agência Internacional de Energia Atômica]“, disse, afirmando acreditar que se eles “tiveram coragem de dizer francamente o que sabem sobre o programa nuclear [do Irã]“, o mundo entenderá que a ameaça do Irã é internacional. (…) O ministro repetiu a posição de Israel de que o Irã não pode obter armas nucleares e que nenhuma opção para este fim deve ser tirada da mesa.”
Barak se refere ao relatório que a AIEA divulgará na semana que vem, atualizando suas percepções sobre se o programa nuclear iraniano tem fins pacíficos, como afirma Teerã, ou se têm um fundo militar, como temem Israel, Estados Unidos, muitos países europeus e boa parte da comunidade internacional.

Pressionado pelos rumores de que será atacado por forças israelenses e, possivelmente, do Reino Unido e dos Estados Unidos, o Irã tem tentado reagir à guerra de informação. E seu alvo primordial é o governo americano. Nesta sexta-feira, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, divulgou dois documentos que seriam “provas irrefutáveis” de que os EUA têm realizado “ataques terroristas” no Irã. Jalili se refere à morte de vários cientistas nucleares iranianos em condições suspeitas nos últimos anos. Ele fez as declarações durante uma manifestação (que incluiu a queima de bandeiras dos EUA, como mostra a foto abaixo) para comemorar os 32 anos da tomada da embaixada americana em Teerã, que ocorreu durante a Revolução Iraniana, em 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.