segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O que tenho aprendido com a leitura anual da bíblia


Comecei esse mês a minha leitura anual da bíblia e já fui impactado por Deus com os primeiros textos de Gênesis. No momento em que meditava sobre a origem do mundo estava lecionando mitologia grega no Mário Lira. De imediato fui despertado para comparar as duas leituras e de cara visualizei aproximações entre o pensamento grego e o judaico-cristão.

Para os gregos Gaia [terra] surgiu em meio ao caos e a partir dela todos os demais elementos foram sendo criados. Notei que a figura do caos inicial estava presente não só na tradição grega, mas também na da mesopotâmia [Luta entre Marduk e o dragão Tianat símbolo do caos], egípcia [trevas e água primordial – Nun] e entre os Onondagas, nativos americanos da região de Nova York.

Na tradição dos Onondagas as “coincidências” são até maiores. Esses nativos afirmavam que o mundo teria sido criado em treze etapas o que corresponde ao pensamento bíblico no que diz respeito às fases da criação. Não são os números de dias ou fases, mas o fato de ser criado por etapas. Afirmavam também que o deus único Hunab Ku criou os céus e a terra e que na décima terceira semana juntou água e terra para formar o homem.
Depois de pensar sobre essas coisas cheguei à seguinte conclusão:

a.       Certamente essas tradições partem de uma mesma fonte que pela dispersão ou outros elementos quaisquer foram sofrendo variação ao longo dos anos.
b.       Que aos descendentes de Abraão foi entregue a verdadeira tradição, dado as especificidades desse povo. A escolha dos hebreus para trazer a revelação divina ao mundo foi puro ato da soberania de Deus e não cabe aqui discuti as razões para tal, o fato é que o intricado modo de vida e organização dos filhos de Israel os capacitou para essa missão.

Outro dia estava estudando um material sobre princípios cristãos sob os cuidados do Pastor Paulo Fagiani e fiquei sabendo que na escrita hebraica cada letra correspondia a um valor numérico. De imediato compreendi a exatidão dos textos bíblicos já que os escribas ao desenvolverem uma narrativa tinham que obedecer a certas regras de valores. Não é sem razão que os rolos do Mar Morto estão em plena harmonia com os escritos da bíblia cristã. São essas características da cultura hebraica que ao meu ver os favoreceu na escolha divina.
Essa tradição é, portanto a verdadeira e sua fidelidade pode ser comprovada por vários motivos dentre eles:

a.       seus efeitos na vida do povo de Deus;
b.      pelo testemunho de milhares de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo simples contato com os textos sagrados e outros.

Recentemente foram divulgados estudos sobre os Códigos da Torá. Como já é sabido existe uma lógica no Pentateuco onde dentro de cada seqüência de letras [lembre-se as letras tem valor] é possível encontrar uma mensagem divina oculta aos homens. Esses estudos apesar de serem antigos hoje têm avançado graças à ciência da computação [Quando a essa matéria veja o artigo do rabino Avraham Steinmetz e Tev Djmal]. No fortalecimento dessa convicção ficará comprovado para o mundo científico que a bíblia é muito mais que um simples livro, mas é e continuará a ser um livro escrito por homens inspirados por Deus.

Que o Senhor abençoe a todos.
Jerônimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.