quinta-feira, 25 de agosto de 2011

STF publica acórdão sobre o Piso Nacional dos Professores.


O Supremo Tribunal Federal publicou, nesta quarta-feira (24/8), o acórdão que declarou constitucional a Lei 11.738/08, que cria o piso salarial nacional dos professores da rede pública. O texto foi questionado em Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pelos governos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Mato Grosso do Sul. O recurso foi negado pelo Supremo no fim de abril deste ano.

O deputado Fernando Mineiro sempre se posicionou a favor do Piso, que considera uma vitória dos educadores brasileiros e "uma conquista histórica do magistério". Vale lembrar que mesmo o piso sendo considerado constitucional pelo STF desde abril, o Governo Rosalba não cumpriu a determinação até agora.

A lei estabelece que todos os professores da rede pública de ensino com formação de nível médio devem ter piso salarial de R$ 1.187 e carga horária máxima de 40 horas semanais. Quando a lei foi aprovada, os cinco estados questionaram sua constitucionalidade, além de alegar que as prefeituras não teriam dinheiro para pagar os novos salários.

Fonte: Fernando Mineiro - Pt, RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.