sábado, 18 de junho de 2011

Caim e Abel: diferentes formas de ser.


Hoje eu li Genesis 4.1-16. Esse trecho especificamente nos fala de Caim e Abel. Se observarmos melhor as escrituras chegaremos à conclusão que estamos diante de dois modos de vida distintos: um era agricultor e sedentário e o outro caçador nômade. 

O natural entre os homens é valorizar o modo guerreiro que é a marca do caçador. Nesse sentido faço a seguinte reflexão: Quem são os nossos heróis? A resposta para essa pergunta invariavelmente recairá sobre o individuo mais sanguinário, violento etc. Esses são nossos generais, homens de guerra e não de paz.

Aprendo aqui que essa não é a visão de Deus. Iahweh faz sua escolha [4.4] e ela recai sobre o pacato agricultor. Se você prestar atenção esse tema é recorrente em todo livro de Genesis, ou seja, Deus faz a opção pelo mais novo, mais fraco [Isaque e Ismael, 21; Jacó e Esaú, 25.23,27; Raquel e Lia, 29.15-30 etc] para se contrapor aos símbolos de grandeza desse mundo.  Na sua palavra Ele explicitar essa lógica:

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”; 1Co 1:27

A oferta de Abel foi perfeita, pois era repleta de fé [Hb 11.4], de favor, de dependência de Deus, afinal é Ele que faz a cair a chuva fertilizando a terra.

“PEDI ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao Senhor que faz relâmpagos; e lhes dará chuvas abundantes, e a cada um erva no campo”. Zac 10:1

A oferta de Caim era má diante de Deus [1Jo 3.12] uma vez que estava repleta de orgulho, de auto-suficiência o que representa muito bem a figura de um indivíduo que deseja se justificar diante do Senhor por seus próprios méritos [Rom.11.6].

 O verso oito [8] chama especialmente a minha atenção pelo fim abrupto da narrativa [“Caim disse a seu irmão Abel:”]. O que Caim disse a Abel? Silêncio. A bíblia não nos informa. Podemos pensar nesse diálogo. As circunstancias é de fácil dedução, tínhamos um Caim cheio de inveja assassina e em busca de uma justificativa para cometer seu intento maligno. Certamente ele deve ter arrotado palavras tolas acerca de Deus e sua justiça e com certeza seu irmão deve ter rebatido tamanha loucura. Uma vez criado o impasse, tem-se o crime. Caim tinha uma bela justificativa para calar a voz da sua consciência. Matará por justa causa.

Questionado por Deus acerca do seu irmão [verso 9-10] responde grosseiramente “Não sei [mentira]. Acaso sou guarda de meu irmão”? [ironiza]. Essa é a típica atitude de quem não se arrependeu do seu erro. Por isso Iahweh sentenciou: Que fizeste! Ouço o sangue do teu irmão, do solo, clamar para mim! Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra.”

Caim roga a Deus para preservar a sua vida [verso 13-14] e Iahweh dar um sinal para diferenciá-lo dos demais homens, contudo não concede o seu desejo. Deus não realiza o desejo do ímpio [“Aquilo que o perverso teme sobrevirá a ele, mas o desejo dos justos será concedido”. Pro 10:24], mas dos justos.
A terra Nod foi a parte que coube a Caim [4.16], bem como a todos aqueles que abandonam Deus por qualquer coisa. Aqueles que trocam a segurança do criador pelos prazeres passageiros desse mundo. A terra de Nod é morada dos demônios que igual a Caim vagueiam por terras áridas sem ter onde descansar [“E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra”. Mt 12.43].

Você amigo de perto e da distância reflita sobre essas verdades:

a.       A verdadeira oferta que move o coração de Deus é a fé dos seus fieis.
b.      Deus não avalia os homens pela aparência, feitos ou mesmo poderes terrenos [títulos etc], mas pela sua fidelidade e compromisso com seu reino.
c.       A justificação do homem não é fruto do seu esforço pessoal, mas pela graça de Cristo Jesus.
d.      A inveja, o rancor, a violência não são atitudes que devemos alimentar em nosso coração, mas os frutos do Espírito Santo de Deus [Gálatas 5. 19-23].

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.”

Somente em Cristo temos a certeza de gozarmos uma eternidade com Deus. Portanto, decida hoje mesmo a entregar sua vida ao Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.