terça-feira, 28 de junho de 2011


As Epístolas de Paulo (II) – 1 e 2 Coríntios 
Visão celestial e despedida

A modéstia de Paulo

Leitura diária: 2 Coríntios 12.11-14
Leitura da Bíblia em um ano: Jó, capítulos 6, 7 e 8


Fica difícil para nós entrever isto, depois de tantas e tantas vezes ter o apóstolo defendido a sua autoridade apostólica sendo obrigado, mesmo, a voltar ao tema por diversas vezes. Sim, como ver a virtude da modéstia em alguém que escreve tantas vezes sobre o mesmo assunto e, agora, ao final da carta, volta a ele com as seguintes afirmativas:

"Tornei-me um insensato; vós a isso me obrigaste; porque eu devia ser louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou" (2 Co 12.11).

Pode parecer estranho, mas o fato é que, pelo que podemos abstrair de todos os textos relacionados a este assunto, Paulo só o abordava em razão de alguma motivação oriunda de comentários ou cartas do povo crente em Corinto. Em nenhum momento ele iniciou o assunto, sem que fosse provocado por algo advindo de seu rebanho naquela igreja, relacionado ao valor e resultado de seu ministério apostólico.

Neste texto, ele chega a comparar-se negativamente àqueles que ele menciona como "os mais excelentes apóstolos", reconhecendo-lhes, portanto, a sua fidedignidade espiritual. A sua modéstia reside no fato de que quando faz tal comparação o faz colocando-se sempre em plano secundário como, por exemplo, no versículo acima, quando se reconhece como aquele "que nada é".

Para evidenciar isto, menciona os "sinais" evidentes de seu apostolado para todo o mundo cristão. Afirma que os milagres e prodígios, dos quais participou como instrumento de Deus, foram operados sem vanglória ou autoexaltação, mas, sim, "em paciência" e submissão ao Senhor.

Esta virtude é muito necessária hoje. Há muitos evangelistas propagando suas realizações e progressos, esquecendo-se que se mérito há no trabalho que realiza, este pertence ao Senhor Deus que, por meio do seu Espírito Santo, instrumentaliza os homens para a melhor realização da obra que é dele.

Oração para o dia: Coloca-me, Senhor, disposto a cooperar com a tua causa, sabendo que, por melhor que trabalhe, tudo vai depender de tua mão sobre a minha vida.

Fonte:Portal Batista [Convenção Batista Brasileira].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.