sábado, 14 de maio de 2011

Aqueologos encontram vestígios de uma casa da época de Cristo

Arqueólogos israelenses tornaram pública a descoberta de uma casa do primeiro século localizado em Nazaré. É, portanto uma casa do tempo em que Jesus nasceu e viveu.

Esta é a primeira casa encontrada em escavações nessa região. Os peritos chegaram a conclusão que essa residência [hipoteticamente de Jesus Cristo] fazia parte de uma pequena vila com 50 casas habitadas por judeus pobres.

O arqueólogo Yardena Alexandre - chefe das escavações - falou com entusiasmo: "Nós não decidimos cavar aqui, simplesmente porque existia um grande projeto de construção neste local (...). Mas levamos em conta o conhecimento da história regional. Nós tínhamos expectativas do que iríamos achar, mas não esperávamos encontrar algo tão antigo e próximo dos dias de Jesus Cristo".

Essa descoberta é de grande importância para nós porque até agora, não havia sido encontrado nas ruínas de uma cidade algo parecido com que encontramos aqui. Os achados arqueológicos mais antigos datam do século IV, e normalmente são restos de igreja e não de casas.

Foram os franciscanos que nos anos 60, encontraram os restos de três igrejas. O local do achado estava sendo preparado para a construção da atual Basílica da Anunciação. Sob uma das igrejas existia uma caverna em que os católicos acreditam ser o lugar onde Maria [a mãe de Jesus], segundo a tradição, recebeu do arcanjo Gabriel a informação que daria à luz ao Messias de Israel e filho de Deus.

"Um lugar Simples"

Para Alexander, a casa que foi encontrada apresenta "uma estrutura simples e pequena, portanto bem característica da cidade de Nazaré, da época de Cristo. "Fiquei encantado ao descobrir os restos de um lar judeu em Nazaré do primeiro século", disse o arqueólogo israelense.

A construção é composta de dois quartos e um pátio e uma cisterna esculpida na pedra onde era armazenada a água da chuva. "O que descobrimos é basicamente foi uma casa típica da época, com quartos comunicantes e certamente com muita vida", disse o arqueólogo Yardena Alexandre.

De acordo com fontes escritas no primeiro século da era cristã Nazaré era uma cidade judaica, situada em um vale. Até agora, apenas foi encontrado uma série de túmulos daquela época. “Jesus certamente conhecia esse lugar e talvez as pessoas que moravam nesta casa [se é que essa casa não foi de sua família].”

Os arqueólogos disseram que esta descoberta pode lançar luz sobre como poderia ser Nazaré na época de Cristo e disse que provavelmente era uma pequena vila com 50 casas habitadas por judeus pobres.

Esconderijo

Outro componente da descoberta que atraiu a atenção dos arqueólogos é a existência na casa de um esconderijo. O especialista explicou que a casa de Nazaré existia na época da guerra judaico-romana. "O esconderijo poderia ter servido como um refúgio para o povo" ao redor.

De acordo com o material encontrado em Nazaré os arqueólogos chegaram à seguinte conclusão: “Essa casa era habitada por uma família modesta, sem jóias ou outros recursos”, disse Alexandre, que também salientou que "não encontrei nada acima da camada do primeiro e segundo séculos e é provável que a casa tenha deixado de ser usada desde então”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.