domingo, 6 de fevereiro de 2011

Na sala de aula

Finalizei as aulas dessa semana lendo com meus alunos o salmo 127. Foi muito interessante a colaboração que eles deram para a compreensão do texto. No momento em que falávamos sobre a diferença de um lar com ou sem Deus [Sl 127.1-3] eles começaram a fazer suas colocações.

- Deus trabalha até hoje. E assim, cada aluno foi relatando alguma experiência de livramento [v.2] que tivera com Deus. Alguns deles se lembraram de quedas e doenças que poderiam ter sido fatais, mas que a boa mão do Senhor esteve com eles e os livrou. Eram crianças, mas já tinham consciência da ação de Deus em suas vidas. É maravilhoso ser professor.

“SE o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.”

Nesse trecho do salmo enfatizamos aos alunos que uma família centralizada em Cristo passa por problemas como qualquer outra, porém com uma diferença: sob o total controle do Senhor. Que é inútil e doloroso confiar apenas em nossa própria força [saúde, dinheiro...] para constituir uma família ou um projeto qualquer de vida, pois essa não era uma base segura. Lógico, que não deveríamos desprezar o esforço humano para o desenvolvimento de qualquer projeto pessoal, mas a resposta certa está sempre em Deus [Provérbios 16.1].

Nos versos de 3-5, mostrei a importância de cada um deles para Deus e para seus pais terrenos, afinal, eles são heranças do Senhor, daí a responsabilidade de serem bênçãos para seus pais, visto que, desta forma estariam agradando a Deus. Expus para eles o contexto cultural de Israel da época do salmista [muitos filhos=segurança].  Depois de mais uma onda de perguntas finalizamos nosso momento devocional com uma oração. Foi muito gostoso e abençoador. Nesse momento encerro esse relato pedindo orações por nossos jovens. Muitos são os desafios que enfrentarão na vida e só com a boa mão do Senhor é que farão as escolhas certas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.