segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Salmos 1

Esse final de semana na EBD [Escola Bíblica Dominical] eu aprendi um pouco a cerca do livro de salmos e especialmente o salmo primeiro. Descobrir que os salmos estão divididos em cinco livros que são:

·         Salmos 01-41.
·         Salmos 42-72.
·         Salmos 73-89.
·         Salmos 90-106.
·         Salmos 107-150.

Essa divisão segue o padrão do Pentateuco. O número de salmos [150] segue de perto o número de seções em que o Pentateuco é dividido para a leitura na sinagoga [153]. Essa era uma pratica recorrente das leituras bíblicas nas sinagogas do pós-exílio. Observei também que todos os cincos livros terminam com uma doxologia no final da coleção [41.13; 72.18s ; 89.52; 106.48; 150. O objetivo da doxologia e glorificar a Deus pelo que foi revelado acerca de Deus em cada livro da Torá.

Outro dado interessante diz respeito aos autores de salmos. Dentre seus vários escritores temos: o rei Davi [3-9; 11-32; 34-41; 51-65; 68-70; 86; 103; 108-110; 124; 131; 133; 138-145], o rei Salomão [72; 127], Asafe [50; 73-83], os filhos de Corá [42; 44-49; 84-85; 87-88], Etã [89], Moisés [90] além de 49 salmos anônimos.

 O salmo 1

O Salmo 1 é uma introdução a coleção dos cincos livros que compõe o conjunto dos salmos. Ele é um louvor a Lei do Senhor.

Quando li os primeiros versos fiquei inicialmente curioso com a palavra bem aventurado. Descobrir com a ajuda da minha bíblia de estudo [Almeida] que esse termo aparece inúmeras vezes tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento [bem aventurado – Pv 14.21; 16.20; 20.7; 28.14; 29.18; Salmos 2.12; 32.1-2; 34.8; 41.1; ... Evangelhos Mt 5.3-12. Ap 1.3] e que o sentido de felicidade contido no salmo é bem diferente do nosso conceito moderno.

Feliz

Etimologia

lat. félix,ícis 'feliz, venturoso, rico, opulento, próspero, fecundo'; cp. felice; ver feliz-; f.hist. sXIII filiz, sXIV feliz

Como vemos a felicidade está associada as condições materiais. No entanto a idéia presente no salmo é de um estado de felicidade pelo que as pessoas são [pobres Lc 6.20] ou pelo que fazem [pacificadores 
 Mt 5.9].

Nesse salmo podemos verificar a gradação que o salmista confere ao nosso afastamento da Lei de Deus.

ANDAR – Pecado casual.
DETER-SE – Pecado sistemático.
SETAR-SE – Quando o indivíduo inicia outros na prática do pecado.

Todas as categorias acima significam Perigo para o crente. Não podemos ter uma vida espiritual que agrade a Deus vivendo na prática do pecado.

“Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia”. Joa 15:19
“E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça”. Rom 8:10

Ao tentar traçar o perfil do homem de Deus e do ímpio, o salmista lança mãos de duas imagens:

·         Árvores plantadas junto a leitos de águas.

Árvores nessas condições ambientais apresentam algumas características:

a.       Elas crescem.
b.      São belas.
c.       Estão sempre verdes.
d.      Frutificam, florescem, prosperam. Pois suas raízes encontram nutrientes para sua sustentação.

·         Moinha

a.       Era um arbusto comum nas regiões desérticas.
b.      É comparável a palha ou sarça.
c.       Por não ter sustentação ou vida é arrastada por todos os lados pelo vento.

Que princípio está por traz desse ensino? Certamente o principio de uma vida de correção e dignidade. Irmãos que não se envolvem em fraudes, engano e corrupção. Esses são chamados de prospero. Essa prosperidade não depende de riquezas, mas da plenitude de Deus em nossos corações.

Finalizando o salmo temos a conseqüência para aqueles que andam conforme a Lei do Senhor ou no caminho dos ímpios.

·         Lei de Deus – Benção e paz.
·         Caminho dos Ímpios – Tristeza e dor.

Deus é fiel e justo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.