segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O poder da palavra

Costumo dizer que Deus é um especialista em tratar com situações extremas. Essa tese foi mais uma vez comprovada nessa manhã em nossa Escola Bíblica Dominical. O irmão Onofre relatou que um potencial suicida se deparou com uma conversa eventual entre dois clientes de uma loja da cidade. De toda a conversa tratada entre os irmãos na vila do caixa uma expressão ficou em sua mente: “Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4.13).

Mas tarde em seu banheiro armado e disposto a dar cabo da sua vida o homem se depara com o poder da palavra: “Tudo posso naquele que me fortalece” e recuperando animo, retorna ao equilíbrio emocional e sem nenhuma pregação, ou qualquer outro recurso arrepende-se do mal que estava disposto a praticar e sua vida é salva.

Nessa mesma linha de ação divina temos o caso do carcereiro de Filipos [Atos 16.27-34]. Ele como o personagem do relato do irmão Onofre viveu seu momento extremo, mas superou graças à intervenção de Deus. Para o primeiro uma lembrança salvadora de um fragmento de conversa, para o segundo a ação missionária de Paulo. Não importa a forma de abordagem, mas seu poder na vida daquele que vive uma situação extrema.

Enquanto escrevo essas linhas encontro-me no quarto 181, do pavilhão São Judas Tadeu do hospital São Lucas. Diante de mim encontra-se minha mãe ligada a aparelhos tendo sua vida sustentada fisicamente por uma máquina.

Alguns minutos atrás li o capítulo 5 do livro de Mateus, o salmo 23 e sussurrei alguns louvores ao meu Deus. Ela já não fala, mas meche com os olhos e aprovou ao mexê-los quando questionei se podia ler uma porção da palavra de Deus. A enfermeira que entrou logo a seguir relatou melhoras em sua aparência e pressão arterial.

Hoje está próximo de completar um mês que se encontra no hospital. A patologia que a consome é um câncer no pâncreas e devido a sua idade (88 anos) a medicina já deu o caso por encerrado. Duas semanas atrás antes de se submeter a uma cirurgia que iria retirar habilis de sua corrente sanguínea tivemos a oportunidade de falar do amor de Cristo. Com aceno de cabeça desejou orar, com sua voz clamou o nome de Deus (só nesse dia e desta única vez, visto que, já não fala desde alguns meses) e com aceno de cabeça aceitou Jesus Cristo como seu salvador e Senhor.
Glória a Deus!

Nosso Deus sabe trabalhar nos momentos extremos. Louvo ao meu Deus e Pai por ter ouvido as minhas orações. Sei que o processo de morte continua, Ana Lula, vai no caminho de todos os homens, porém não é a mesma. Ela vai com Cristo em seu coração, com a certeza de vida eterna [João 3.16] e com seu coração cheio de esperança.

Nessa tarde mais uma vez vi o poder da palavra de Deus através da linguagem do coração, do piscar de olhos, da emoção na face de uma Nova Criatura que se encontra a caminho da Nova Jerusalém nos braços do Pai.

Jerônimo Viana M. Alves
Natal 05/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.