quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O mundo em chamas: Mudanças climáticas.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) assegura que o planeta sofre uma série de fenômenos meteorológicos extremos "sem precedentes", Em um comunicado cita a onda de calor na Rússia, as inundações em enormes extensões da Ásia e parte da Europa central, seguida da África subsaariana e os deslizamentos de terra na China.

A agência da UNU adverte que é necessário mais tempo para atribuir uma causa específica as alterações climáticas, mas observa que "a sucessão de eventos atual são consistentes com as projeções do IPCC que preveniu a ocorrência de eventos extremos e severos". Embora tenha havido queda de neve em janeiro, em áreas povoadas dos Estados Unidos, a primeira metade do ano foi a mais quente nos últimos 131 anos. 

A OMM cita o serviço meteorológico da Rússia para dizer que a metade do mês de julho foi o mais quente em Moscou em 130 anos desde que os registros começaram. A temperatura foi de 7,8 graus mais elevada que o normal, quando em 1938 foi de 5,3 graus acima. Em 29 de julho em Moscou foi registrado 38,2 graus celsius, a média máxima no momento é de 23 graus.

O calor casou incêndios, muitos deles impossíveis de apagar, pois é queima de tufa (material vegetal acumulado no subsolo durante milhares de anos). Edimburgo Guilhermo Rein, um especialista em fogos subterrâneo diz: Para apagar um metro quadrado de tufa preciso de uma tonelada de água. Esse fogo precisa ser combatido a todo custo, pois facilmente chega à superfície. Um agravante: Moscou está no meio dessa expansão. Rein diz que nem a chuva é capaz de apagar um fogo subterrâneo.

O Ártico, o lugar do planeta onde mais se nota a subida da temperatura teve em julho um forte derretimento de gelo que chegou perto da marca alcançada em 2007. Neste ano a redução da camada de gelo bateu todos os recordes. A OMM teme que em agosto ocorra um novo recorde. A partir desse momento a água do mar voltará a se congelar e o gelo será muito importante. A Groenlândia tem visto nesses meses o desprender de uma ilha de gelo de suas geleiras. Ela tem 260 quilômetros e é duas vezes e meia maior que a cidade de Barcelona. Esse fenômeno é o maior desde 1962.

O efeito estufa originado da queima de combustíveis fósseis é o responsável pela onda de calor que assola parte do planeta. Com a Revolução Industrial se agravou e superou 650 mil anos de história do clima na terra.

Fonte: El Pais
Tradução pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.