sexta-feira, 4 de junho de 2010

Essa reportagem é muito interessante para combater a velha idéia que existe vida inteligente em Marte.





Os cientistas garantem: não é um aeroporto de discos voadores, como os ufólogos gostariam de especular (e de fato o fazem sobre a planície de Nazca, na Terra). Os traços foram desenhados por "dust devils", pequenos redemoinhos produzidos pela atmosfera que levantam muita poeira e "caminham", produzindo as linhas.

Ironicamente, essas linhas foram fotografadas na chamada bacia Schiaparelli. O nome foi dado em homenagem ao astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli -- primeiro a especular sobre a existência dos famosos (e também ilusórios) canais de Marte. Foi a partir das pesquisas de Schiaparelli, no fim do século 19, que o americano Percival Lowell criou a teoria dos homenzinhos verdes -- a noção de que havia uma civilização inteligente no planeta vermelho.

Desde então, a idéia alimentou desde obras de ficção científica, como "A Guerra dos Mundos", de H.G. Wells, a especulações sobre imagens obtidas por sondas (como o famoso "rosto de Marte", fotografado pela sonda Viking na região de Cydonia). E, como o falso homenzinho verde de quinta-feira provou, o assunto não vai parar tão cedo de fascinar as pessoas.


A foto que tomou de assalto a mídia havia sido produzida pelo jipe robótico Spirit. Nela, parecia haver um homenzinho descendo um barranco em Marte. Mas os cientistas já derrubaram a hipótese de vida alienígena -- era apenas mais uma ilusão de óptica, produzida por uma rocha que apenas parecia ter as formas humanas (mais ou menos como a famosa face de Marte).

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.