sexta-feira, 21 de maio de 2010

A restauração – Esdras, Neemias e Ester O desafio da reconstrução do templo

Leitura diária: Esdras 4.1-3
Leitura da Bíblia em um ano: Gênesis, capítulos 7, 8 e 9

Estes três versículos revelam para nós um grande conteúdo da história mundial. A palavra dos chefes dos povos adversos a Israel que habitavam a terra do povo de Deus aos tempos do retorno, ensina-nos muito historicamente e deve nos advertir permanentemente quanto à forma como o mundo age contra a igreja de Cristo hoje, como no passado agiu contra Israel. Vejam como eles agem quando tomam conhecimento de que o povo do Senhor trabalha na obra que é dele:

1. “Chegaram-se a Zorobabel e aos chefes dos pais, e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus...” (Ed 4.2a) – Primeiramente, ele tenta nos enganar quando se aproxima com boa vontade e demonstração de envolvimento e participação na nossa obra. O povo de Deus deve ter muito cuidado com tais artimanhas. Esta é a forma que Satanás usa para confundir os propósitos de Deus para com os seus escolhidos. À medida que permitimos que o mundo, aparentemente conformado aos nossos anseios, se coloque ao nosso lado, começamos a não ver diferença entre o que devemos fazer e o que o mundo quer fazer.

2. “...como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar Hadom, rei da Assíria, que nos mandou vir para aqui” (Ed 4.2b) – Em segundo lugar, ele nos mostra que esta intenção de ajuda e participação é perniciosamente negativa e contrária à vontade do Senhor. Eles estão apenas confessando o que os caldeus fizeram com o Reino do Norte quando o subverteram. Isto acontecera em 722 a.C. quando Assurbanipal, rei caldeu, abateu o Reino do Norte, Israel, com sede em Samaria. Fazendo o caldeamento dos residentes em Israel, eles trouxeram como conseqüência o fato de que, mais tarde, os samaritanos não fossem mais reconhecidos como parte do povo de Deus.

Estamos agora em 439 a.C., quase três séculos depois e os novos ocupantes da terra se lembram que foi por ordem de seu rei que issto se fez. É assim que o mundo age contra nós, a igreja de Cristo hoje.

Oração para o dia:

Senhor, dá-me
a percepção espiritual para evitar as ciladas do mal contra a minha vida e contra a minha igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.