domingo, 25 de abril de 2010

Avaliação temática de História - 2ª série do Ensino Médio

PARTE INICIAL DA AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - PROJETO: EVANGELIZANDO ATRAVÉS DO TRABALHO.

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. (1Ti 6:10)

Para entender o apostolo Paulo e sua ética cristã, basta olharmos com cuidado para nossos dias. A violência generalizada (fisica, psicológica, cultural, verbal...) nos grandes e pequenos centros urbanos está de certa forma vinculada diretamente ao amor ao dinheiro e o distanciamento dos valores cristãos.
É por conta dessa disposição mental que vem às guerras, a fome e assolações inimagináveis sobre a humanidade, pois há muito tempo atrás os homens deixaram de se preocupar com o próximo para pensar no lucro.

Itália 1513, “Os fins justificam os meios”. Palavras loucas de uma mente inteligente e bem articulada com seu tempo. Nicolau Maquiavel (1469-1527):

a. defendia o princípio da autoridade a qualquer custo fazendo valer a vontade da maioria;
b. ensinava formas de como a burguesa deveria agir para se manter no poder em sua luta contra a nobreza decadente;
c. defendia uma nova ética política independente do pensamento cristão;
d. fazia uma releitura da ética cristã recuperando seu real sentido no instante em que dotava os príncipes de maior poder e agressividade, elementos tão necessários a manutenção da ordem no Estado Nacional.

Ao que parece esse ensinamento foi aprendido pelas elites da época e de todos os tempos. A contestação ao Estado Absolutista de Maquiavel não tardou em aparecer, contudo trazia dentro de se o mesmo vírus que o motivara, já que as novas proposições apresentadas tinham como característica comum privilegiar uma minoria em detrimento de um povo. Era o Iluminismo de John Locke, Montesquieu, Voltaire e Rousseau.

A nova filosofia política representava a classe burguesa e contestava o Antigo Regime. Afirmavam:

(02). que os privilégios do clero, da nobreza e a prática mercantil eram abusivos e portanto inaceitáveis dentro da nova ordem sócio-econômica que surgia no mundo moderno.
(04). que o poder absoluto tende a corromper, portanto, deveria ser fragmentado (executivo, legislativo e judiciário) para garantir a igualdade de direito de todos os seguimentos sociais aos benefícios econômicos e culturais produzidos pela nação.
(08). que todos éramos iguais, não sendo suportável a existência de diferenças entre os homens, visto que todos tínhamos os mesmos direitos e oportunidades de crescimento social. Essa garantia deveria ser assegurada pelo Estado.
(10). que a liberdade era um direito natural, positivo, portanto, cabia ao Estado protegê-la.

A soma dos itens certos é: ______


a. 12.
b. 10.
c. 16.
d. 06.


Ao que parece a filosofia iluminista representava o retorno ao paraíso bíblico, visto que:

a. o direito a vida, a liberdade de expressão, o acesso as riquezas e bens culturais estavam ao alcance de todos os seguimentos sociais que compunham a nação;
b. a liberdade, igualdade e tolerância religiosa faziam parte do seu cabedal ideológico;
c. a exaltação a vida, o teocentrismo, a critica ao individualismo exagerado eram defendidas a todo custo por pensadores como John Locke e Thomas Hobbes;
d. combatia o Antigo Regime pelo fato de ser uma falsa representação do poder divino, visto ser corrupto, viciado e não misericordioso para com as massas populares submetidas a exploração e desmandos da nobreza senhorial.

Contudo, nada é o que parece ser.
“É um mercador; tem nas mãos uma balança enganosa; ama a opressão”. Ose 12:7

CASO SE INTERESSE POR ESSA AVALIAÇÃO E SÓ PEDIR VIA E-MAIL.
NATAL 24/04/2010.
COLÉGIO BEREIANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.