terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Esperança

Nessa noite eu quero refletir com os irmãos acerca de uma das virtudes do cristão: a ESPERANÇA. Deus me despertou para esse texto a fim de se contrapor a um sentimento de pessimismo crescente no seio da igreja devido as circunstancias que nos oprime. Outro motivo é porque estarmos próximo de uma virada de ano sendo então um período ideal para falarmos de esperança.
Em romanos 15.13, temos:

“Ora o DEUS DE ESPERANÇA vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO.”

De acordo com o texto concluímos que:

• A comunidade cristã é uma comunidade de esperança, visto que sua divindade é conhecida como DEUS DE ESPERANÇA.
• No mesmo livro de Romanos 8.24, Paulo também nos fala:

“Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?”

• Essa esperança é fundamental para a igreja do Senhor. Ela é a base que sustenta todo o edifício da fé cristã.
• Ela é indispensável para o equilíbrio emocional do servo de Deus em seu embate com as dificuldades da vida. E é exatamente neste ponto que o inimigo ataca nos fazendo pensar de forma diferente do evangelho de Deus.
• Como ladrão que é procura minar a esperança do povo de Deus trocando-a por desespero e dor. Sem esperança adoecemos e em conseqüência morremos.
• O inimigo tem disseminado entre os servos de Deus que as coisas nunca vão mudar. Que tudo só caminhará para a derrota e destruição, que não existe esperança para a humanidade a não ser cumprir seu destino destrutivo. Para isso se utiliza de passagens escatológicas como: 2Ti 3:13; Efe 5:16 e Sof 1:15. Nesse ponto repete a mesma estratégia que usou contra Cristo no momento de sua tentação.
• Esse tipo de heresia teológica faz com que os servos de Deus tenham “medo” do futuro, quando na verdade é exatamente o contrário que propõem a palavra. Outro dano espiritual que pode decorrer desse tipo de pensamento é acomodação dos servos de Deus. Para que fazer algo se as coisas naturalmente caminham para o mesmo fim?

No entanto a bíblia nos diz:

“Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.” Sl 31.24
“A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.” Sl 33.20
“Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.” Sl 39.7
Todos esses versículos não se coadunam com uma postura tímida acerca do futuro. O evangelho que não contempla a possibilidade de mudanças é tímido, pessimista e não representa a grandeza de Deus.

• Nós somos a esperança da igreja primitiva, na condição de corpo ou família.

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:23 “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” João 20:29

• Somos o PRESENTE do reino de Deus na terra. Irmãos não tenham dúvidas que quando os ANTIGOS se ajoelhavam e oravam pela igreja futura (bem-aventurados os que não viram e creram) era por nós que oravam e depositavam em Deus toda sua confiança.
Eles acreditavam que nós cumpriremos a missão de transformar esse mundo independente do destino escatológico determinado para os últimos dias. Na verdade não existe nenhuma contradição entre as profecias e as possibilidades de mudanças operadas pela igreja.
• Essa mesma realidade se repete quando depositamos esperanças em Deus acerca de nossos filhos.
• A bíblia nos apresenta uma série de homens e mulheres que por algum momento vacilaram em sua esperança, mas depois de entender o Espírito de Deus, se colocaram a seu trabalho.

a. Moisés quando chamado para libertar um povo e disse ser pesado de língua (Exo 4:10 - Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.).
b. Jeremias quando se achou menino (Jer 1:6 - Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.).
c. Jonas quando desejando a juízo sobre Nínive resiste a Deus (Jonas 4.1-2 - MAS isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado. E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.).
d. Artaxerxes, quando muda toda uma política de Estado para curar a angustia que tomava conta do seu servo Neemias (Neemias 2. 1-20).
e. Eu ou você quando pregamos para alguém ou mesmo oramos e Deus segundo sua misericórdia salva, cura, liberta.

O fato de cristo ter chamado a sua igreja de sal e luz indica sua capacidade transformadora. É impossível ficarmos indiferentes a um desses dois elementos. A mudança vem do engajamento dos seus servos, em todos os setores da vida social (esfera política, econômica, cultural e outras) Tudo é possível ao que crer (Mar 9:23 ).
• Jamais devemos ser pessimistas quanto ao futuro. Paulo na carta de romanos ora ao Senhor: “vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO.”. Deus nos encheu do seu Santo Espírito e não da desesperança.

Portanto, nosso animo deve manter-se em alta. Quer seja diante das adversidades ou não. Somos os filhos da esperança. “que abundeis em esperança pela VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO.” Rom 15:13

É com esse sentimento que devemos encarar 2010.

1Te 2:19 - Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.