domingo, 29 de novembro de 2009

Comunhão uma proposta possível.

1 “PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, 2 Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” Fp 2. 1-5

Toda a igreja cristã é chamada a comunhão, quer seja com o Deus criador ou principalmente entre seus membros. A orientação é bíblica (sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.), contudo são os homens que deverão por ou não em prática esse principio bíblico.

Não há dúvidas que vivemos em um mundo cada vez mais egoísta, fechado em si mesmo, cheio de si mesmo. Palavras como compartilhar sentimentos, amor, ânimo, são pronunciadas a cada instante no seio da igreja, porém vivida por poucos. Elas são esquecidas propositalmente por muitos que “não ver graça nenhuma em se relacionar com seu irmão”.

Os motivos para isso são muitos:
a. Não quero me comprometer.
b. Não quero me envolver.
c. Não tenho tempo para isso.
d. Não são relevantes.
e. Não quero quebrar a minha cabeça com esse ou aquele.
f. Não representam meus interesses.
g. Não faz parte do meu grupo de relacionamento.
h. NÃO, NÃO, NÃO e NÃO.

Estou confortável porque me aborrecer? Hipócritas! Como ousa fazer da casa de Deus um território fechado. Quem lhes autorizou a ser juízes entre os filhos de Deus? Porque enche vosso coração de soberba satânica a ponto de desprezar aqueles que Cristo deu sua vida para libertá-los?

Não é assim que ensina a palavra. Na igreja do Senhor não deve haver particularismos, ou o chamado jeitinho brasileiro (puxar sempre a brasa para minha sardinha), mais deve prevalecer o coletivo, o bem comum, coisa que muitos hoje não entendem ou simplesmente ignoram.

“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros”.

Se quisermos viver bem devemos trabalhar para que todos estejam bem. Essa é uma das máximas do mundo secular que tem seu apoio na palavra. A igreja vai bem como todos são satisfeitos em suas necessidades de:

a. Aceitação pessoal - Quando se sentem amadas.
b. Apoio espiritual.
c. Apoio material.
d. Quando suas opiniões são respeitadas, ouvidas, consideradas embora muitas vezes possam não ser praticáveis, mas cada um tem o direito de ter uma posição e expressa-la.

Jesus sabia ouvi as pessoas nunca as silenciavam, deixava expressaram suas opiniões qualquer que fosse mesmo contrária ao seu ponto de vista. Como também nunca negou orientar a quem desejava verdadeiramente orientação.

A comunhão é essencial a vida cristã e a igreja do Senhor. Só por meio da comunhão é que a expansão do reino de Deus na terra será possível. A comunhão causa alegria a Deus e no caso de Filipenses 2.1-5, ao próprio apostolo Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.