sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Anjos

Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciões, e cantavam em alta voz. “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor”.

Anjos são seres espirituais criados com juízo moral e alta inteligência, mas sem corpos físicos. Os anjos não seres pré-existentes como Deus, mas foram criados por Deus. Em Ne 9.6, temos a seguinte palavra:

“Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora”.

Paulo em Cl 1.16, nos diz que Deus criou todas as coisas “visíveis e invisíveis” por meio de Jesus Cristo, e a seguir inclui especificamente o mundo angélico.

Os anjos exercem juízo moral, alguns deles pecaram e caíram de seu estado original (2 Pe 2.4; Jd 6). São dotados de grande inteligência. Nos diálogos e cantos descritos na Bíblia fica clara essa condição (Mt 28.5; At 12.6-11; Ap 4.11; 5.11).

Os anjos não possuem corpos como nós, porque são espíritos, portanto não podem ser visto, a menos que Deus permita (Nm 22.31; 2R 6.17; Lc 2.13). Deus ao criar os anjos determinou que deveriam desempenhar algumas funções como de nos guardar e proteger (Sl 34.7; 91.11; Hb 1.14), mas paralelo a esse papel eles tem prazer em se juntar conosco quando louvamos a Deus – Hb 12.22. Isso é maravilhoso!

A bíblia direta ou indiretamente nos fala um pouco deste mundo angélico. Por exemplo, ela nos mostra que existem pelo menos três tipos de anjos:

a. Querubins – Entre algumas de suas funções reveladas são responsáveis pela guarda da entrada do Jardim do Edém (Gn 3.24), bem como servem diretamente ao próprio Deus (Sl 18.10; Ez 10.1-20).
b. Serafins – Esses seres celestiais constantemente adoram ao Senhor (Isaias 6. 2-7).
c. Seres viventes – São diversas espécies de seres viventes descrito por Ezequiel e no livro de Apocalipse (Ez 1.5-14; Ap 4.6-8.). Segundo os textos bíblicos sua aparência é de animais um leão, um boi, um homem, uma águia, são os representantes mais poderosos da criação de Deus (animais selvagens, domesticados, seres humanos e pássaros). Eles adoram a Deus continuamente (Ap 4.8).

A posição que cada um ocupa no universo celestial também é indicada pela bíblia.
Arcanjo Miguel (Judas 9). Arcanjo aparentemente é um título hierárquico. Em Daniel 10.31, Miguel é chamado de um dos príncipes supremos (Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.). líder dos exércitos do céu (Ap 12.7,8 - 7 - “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.). Um nota importante: A bíblia não nos fala que Miguel é o único arcanjo de Deus ou se existem outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.