segunda-feira, 13 de julho de 2009

O trabalho sob a ótica cristã

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Eclesiastes 9.10

Trabalhar para viver e não para morrer. Essa máxima encontra-se nas recomendações de médicos e terapeutas do mundo todo. Contudo, a grande questão é saber se estamos colocando ou não em pratica as suas orientações.
O texto bíblico diz claramente que devemos trabalhar dentro de limites aceitáveis (“faze-o conforme as tuas forças”) e não além do que podemos suportar. A ultrapassagem dessa fronteira é sem dúvida danosa para a nossa saúde. Pesquisas científicas reforçam a orientação divina nos alertando para os danos provocados pelo excesso de trabalho. Vejamos:
------------------------------------------------------------------------------------
Condições de Trabalho na União Européia – 1996 - Fundação Dublin

28% dos trabalhadores declararam ter problemas de saúde relacionados com o stress (trata-se do segundo problema mais referido depois das dores lombares, que representa 30%). São, portanto, cerca de 41 milhões os trabalhadores da UE afetados pelo stress relacionado com o trabalho por ano, o que equivale a muitos milhões de dias de trabalho perdidos (no total, são perdidos por ano, na UE, cerca de 600 milhões de dias de trabalho devido a doenças relacionadas com o trabalho).


Fonte de pesquisa: http://osha.europa.eu/pt/publications/factsheets/8
-----------------------------------------------------------------------------------

É importante trabalhar, contudo, devemos ter uma noção exata dos nossos limites e onde queremos chegar.

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. 1Ti 6.10

A ganância por riquezas traduzidas em bens materiais como um fim em se mesma é condenada pela palavra de Deus e até pelas comunidades não cristãs do mundo antigo.
Na Grécia Antiga o araté (ideal de vida) era representado pela força do guerreiro, sua coragem e ousadia na luta. Todos aspiravam morrer num campo de batalha vendo imortalizada sua ação heróica. Esses valores ultrapassavam em muito o gosto pelo lucro e mercadejar.

No momento em que o servo de Deus colocar o trabalho ou o gosto pela riqueza acima de sua vida devocional ai se instala o problema. A mordomia do tempo é requerida por Deus de cada um de nós, bem como a exclusiva adoração a sua pessoa. Em Mateus 6.24 temos a seguinte argumentação:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”. Mat. 6.24

É racional o que a escritura nos adverte. Se dedicarmos toda nossa existência ao trabalho ou a caça da riqueza não sobrará tempo para mais nada. Ler a bíblia, orar, ir a igreja são hábitos cristão que podem ser desvirtuados por um coração que no lugar de Deus tem colocado Mamom.

É comum ouvimos em programas de rádio e TV pessoas que se esforçam na oração e usam da palavra de Deus para fazer valer sua verdade. Elas comumente estão em busca bênçãos materiais e confere a ação de Deus em sua vida exatamente pelo valor agregado em sua conta bancária. A soberania de Deus só tem sentido dentro deste contexto se estiver voltada para saciar o desejo de consumo cada vez maior dessas pessoas que julgam terem em suas mãos o controle do divino.

“Há um que é só (homem), e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e, contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação”. Ec 4.8

Na busca de riquezas os homens estão sujeitos a caírem em ciladas diabólicas. Num primeiro momento prejudicando a sua saúde e posteriormente sua relação com Deus. Ter riqueza não é pecado, mas a forma como lidamos com a mesma pode nos afastar de Deus. É necessário trabalhar, essa, aliás, é a recomendação bíblica, contudo, respeitando os limites do nosso corpo, pois é templo do Espírito Santo. Outra dimensão a ser observada está no fato do trabalho ter um componente social, além de ser um ótimo instrumento para honramos a Deus autor e sustentador de toda criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.