sábado, 4 de julho de 2009

Leviatã: realidade ou ficção?



Leviatã: realidade ou ficção?

Nessa semana li uma matéria sobre tecnologia na revista National Geographic (junho 2009, p.23), que particularmente me chamou atenção. O texto nos fala que o submarino de exploração Alvin, vai passar por uma reforma completa em sua estrutura de maneira que poderá mergulhar até 6 mil metros e varrer 99% do leito dos oceanos. Segundo o periódico esse submarino é o mesmo que descobriu os destroços do Titanic.

Essa matéria me fez lembrar uma conversa que havia tido algum tempo atrás com o professor Sandro que leciona ensino religioso em meu trabalho. Na época ele me falava de escatologia e particularmente de um elemento escatológico: o Leviatã.

Sandro afirmou que o Leviatã era um demônio materializado que habitava o fundo do mar e que seria sacrificado por Deus nos últimos dias. Instigado por essa revelação resolvi pesquisar o assunto na bíblia.

O termo Leviatã em hebraico significa ferida em espiral, ou talvez feito de dobras (Novo Dicionário de Davis, 2005, p.743) e se encontra apenas em passagens poéticas do livro sagrado.

Em Jó 3.8 encontrei a primeira citação sobre o leviatã:

“Amaldiçoem-na aqueles que amaldiçoam os dias, que são peritos em suscitar o leviatã.”

Jó usando uma linguagem poética e antropomórfica personaliza a noite em que nasceu e deseja que o monstro marinho a tivesse devorado. Outras passagens bíblicas se sucedem algumas das quais descrevem o “animal e não demônio” como pensava o professor Sandro.

Em Jó 41.1-34 temos uma boa descrição do que pode ser o leviatã. Em termos de aparência é semelhante ao crocodilo egípcio, sua habitação é nas águas (Sl 104.26 - Ali andam os navios, e o leviatã que formaste para nele folgar.) e ao que me consta sua criação é pura zombaria a divinação do mar feita pelos antigos (...nele folga). Veja alguns dos seus traços físicos.

• Tem lábios, cabeça, pescoço, olhos, nariz, patas, boca, dentes e língua (Jó 41. 7,15-17,26-29).
• Faz ferver o mar como uma panela (v 22).
• É enorme e, portanto, impossível de ser apresado pelo anzol (Jó 40.20).
• Tem uma aparência terrível (Jó 41.11).
• Grande força (v 24).
• Respira fogo e expeli fume (9.11).

Amós 9.3, reforça a figura do leviatã como um animal a serviço de Deus, assim como toda sua criação. Vejamos:
“Ainda que se escondam no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e, ainda que se ocultem aos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os morderá”.

No entanto é também razoável pensar que essa imagem faz parte do imaginário dos povos bíblicos. Para eles o leviatã representava o caos.
O registro de Isaias 27.1, dar ao monstro marinho outro sentido:

“Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente fugitiva, e o leviatã, a serpente tortuosa; e matará o dragão, que está no mar”.

O contexto desta citação está associado aos inimigos do povo de Deus. Portanto, passiveis da ira divina. Essa mesma ideia prevalece em Sl 73.13-14.

“Tu dividiste o mar pela tua força; esmigalhaste a cabeça dos monstros marinhos sobre as águas. Tu esmagaste as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto.”

No salmo 73, estamos diante de um apelo da comunidade judaica diante do templo destruído pelas forças de Nabucodonosor em 587 a.C. A lembrança da destruição da casa de Deus suscitava em seu povo um forte desejo de restauração. Daí a certeza da punição dos seus algozes. Vemos nestes dois versículos o uso da imagem do Leviatã para expressar uma verdade que em síntese é: Deus ama e sustenta o seu povo através da história.

A nossa inquietação original perdura: O leviatã afinal é um ser real ou mitológico? É um animal ou anjo decaído? A bíblia não deixa claro essa questão. O simbolismo que envolve a sua figura pode levar os afoitos a uma das inúmeras armadilhas da hermenêutica e assim cair em descrédito.

E você o que pensa deste tema? Será que nossos bravos cientistas darão de cara com o bicho ou passearão pelas profundidades do mar na santa paz de Deus?

3 comentários:

  1. Vejo o livro de apocalipse como um livro de revelação escrito para todas as épocas, mas em especial aqueles irmãos que lutavam para sobreviver com fé dentro de um império opressor e assassino. Dai ser repleto de imagens e simbologia muitas das quais possiveis de entendimento e outras mas que só na glória serão completamente compreendida. Relacionar fatos de nossos dias com passagens de apocalipse é um tanto vago, visto que as evidências de hoje já o eram nos tempos antigos e em todos os tempos. Massacres, anticristo, manifestações da natureza, etc. O melhor entendimento para apocalipse está no fato da volta de Cristo, do julgamento final e demais revelações que o ppóprio Deus achou por bem anunciá-las.

    ResponderExcluir
  2. A filosofia nada mais é que o querer entender Deus com a razão ou mente humana, e as coisas espirituais se discernem espiritualmente, não através da pequenez da mente humana, mas com a fé sobrenatural. Portanto, Leviatã é sim um dos príncipes coroados do inferno, que tem dominado muitas das denominações cristãs... Leviatã existe e está muito mais perto do que imaginamos, ou possamos pensar "mitologicamente"...

    ResponderExcluir

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.