domingo, 5 de julho de 2009

Idoso: uma questão de respeito.



Idoso: uma questão de respeito.

Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo 1Tm 5.8

As palavras do apostolo Paulo é providencial e ecoa no tempo até chegar aos nossos dias. Como cristãos devemos atentar para sua mensagem. No capítulo em questão, Paulo orienta Timóteo a como proceder diante de vários assuntos pertinente a seu ministério. No verso oito, fala especificamente do cuidado com as viúvas.

Devemos lembrar que nessa época assim como em alguns lugares do mundo moderno, insistia previdência social quer seja pública ou privada. Daí, cada um cuidar dos seus familiares. Como estaria o testemunho daquela Igreja sem esse amparo? Será que os gentios dariam atenção a seus ensinos vendo seus velhos desprezados? Certamente que não.

“Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.” 1Tm 5.4

Temos aqui um critério a ser seguido por Timóteo. A igreja só ficaria responsável por aquelas idosas que não tivessem familiares para sustentá-las.

O acolhimento deve existir primeiramente a nível familiar. É na família que Deus abençoa e quer abençoar a sociedade, por isso essa instituição não pode se furtar de fazer a sua parte. E mais, O velho deve ser cuidado porque é a parte mais frágil dentro do contexto familiar, visto que na maioria das vezes está impossibilitado de trabalhar, mas jamais improdutivo quanto a sua contribuição intelectual que é expressa através da sabedoria de vida adquirida ao longo dos anos (Sl.92.14: Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes.).

Essa preocupação com os idosos já é manifesta no velho testamento. Em Levítico 19.32 temos a seguinte orientação:
“Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito; e honrem a mim, o Deus de vocês. Eu sou o SENHOR”. Levítico 19.32 (NTBLH)

Definitivamente somos servos de um Deus acolhedor. ELE sempre soma, agrega valores, não desperdiçando absolutamente nada. Neste caso, honrar a Deus está diretamente vinculado ao respeito com o idoso.

É importante frisar que não só a ajuda material deve ser ministrada ao idoso, mas também o amor, carinho e atenção. Concluindo, Se negarmos amor aqueles que estão próximos com os quais lidamos todos os dias como poderemos amar a Deus que não vemos?

“Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado.” 1 Jo. 4.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.