terça-feira, 3 de março de 2009

Vida de professor

Não é fácil viver de educação. Muitas vezes nos sentimos desassistidos por parte das autoridades que lidam diretamente com os recursos públicos para a educação. Sobre o professor pesa inúmeras obrigações, mas nenhum direito. Digo isto porque vejo sistematicamente a depreciação dos nossos salários e o não atendimento das nossas reivindicações, quer sejam, de reposição salarial ou de qualquer outra natureza.
Parece que o importante é que simplesmente o sistema funcione, que o professor qual máquina gélida cumpra sua jornada de trabalho independente dos seus sentimentos, do seu estado de espírito ou motivação. Estamos na verdade sós.
Não é bom que seja assim, se queremos na verdade ter um futuro melhor para o nosso povo. Se tratam desta forma aqueles que promovem ou socializa o saber entre nossos irmãos o que esperar da vida. Se plantarmos rancores, incertezas e medo como desejar colher afeto, segurança e destemor. Só podemos colher frutos daquilo mesmo que semeamos.
Creio que já é hora de mudarmos essa história. O trabalhador é digno do seu salário, e mais, salário não é simplesmente um punhado de dinheiro que se troca por um serviço prestado, mas, valor, pois nele está inserido dedicação, amor e ética.
Por uma educação melhor, pela valorização de quem realmente constrói essa nação: os professores.
Os educadores de Natal e do Rio Grande do Norte clamam por justiça.

Um comentário:

  1. É isso mesmo. Falar sobre a vida do professor é algo que nos propicia por um lado, muito prazer, alegria e orgulho, e por outro, tristeza, vergonha e desconforto.UMa profissão tão rica, tão essencial, tão humana e de tanta responsabilidade! sim, porque será que existe responsabilidade maior do que formar o ser humano? ensinar-lhe as premissas da vida, ajudálo no desenvolvimento de seus potenciais, além de ensinar-lhe conteúdos, prepár-lo para cidadania e para vida.Mas não para por aí, o outro lado da medalha é o lado das desventuras, trabalhar as vezes em três escolas para ter o salário de uma! é dose para elefante!e ainda dar aulas particulares nos sábados para ajudar na despesa, assim não tem quem aguente! essa realidade precisa mesmo ser mudada, a classe precisa unir-se para agir da forma certa na hora certa.Se os clamores pela justiça não estão sendo ouvidos, vamos até lá...

    ResponderExcluir

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.